Você já usa um ERP para gerenciar a sua empresa? Se não, você pode estar limitando o crescimento do seu negócio! Os empresários que ainda não conhecem essa ferramenta nem imaginam as oportunidades que podem estar perdendo. Um ERP garante agilidade, precisão e segurança para os processos da sua empresa.
Quando falamos de e-commerce, essa ferramenta se torna especialmente importante. Isso porque as empresas costumam ter diversos canais de venda, o que torna essencial o controle centralizado e automatizado de todas elas. A seguir, vamos explicar melhor por que o ERP é a ferramenta mais importante para o e-commerce.
O que é um ERP
Um ERP é um software de gestão empresarial. ERP é uma sigla em inglês para “Enterprise Resource Planning”, que quer dizer Planejamento de Recursos Empresariais. Com um ERP, você gerencia a sua empresa como um todo, cuidando de todos os processos dentro de um único sistema.
Antes de existirem os ERPs, só havia sistemas modulares, ou seja, sistemas separados para cada processo, como emissão de notas, compras, financeiro, etc. Usar sistemas modulares faz com que os processos não sejam centralizados. Dessa forma, muita coisa ainda precisa ser feita de forma manual.
Se você tem muitos canais de venda, é inviável gerenciar tudo sem que haja um processo automatizado, ou seja, sem a necessidade da sua intervenção constante. É o caso das empresas de e-commerce que vendem em diversos marketplaces, especialmente quando há preços e kits diferentes em cada um deles.
Dessa forma, somente um ERP permite que você tenha um controle automatizado e integrado do seu negócio. Fazer os processos manualmente, além de improdutivo, impede o crescimento da sua empresa. Por isso, o ERP é uma ferramenta cada vez mais indispensável para a competitividade no comércio digital.
Funcionalidades do ERP
O ERP permite que você administre todos os processos da sua empresa em um único software. Nele, você consegue cuidar de cada necessidade do seu e-commerce. Essas são algumas das funções que um ERP oferece:
- Emissão de notas fiscais: fazer as emissões através do ERP é muito mais organizado do que usar os emissores de cada marketplace em separado. Não é necessário fazer configurações e inserir dados repetidos a cada emissão.
- Registro de todas as operações: isso garante uma boa gestão de compras e de vendas, além de te fornecer dados estratégicos sobre esses processos para que você possa avaliá-los melhor. As informações de todos os canais de venda ficam disponíveis num só lugar.
- Gestão de estoque: com o ERP, você pode acompanhar de forma sempre atualizada os produtos disponíveis no seu estoque, tornando o processo de reposição mais assertivo e possibilitando o planejamento de promoções e outras estratégias para dar vazão a produtos.
- Organização dos processos financeiros: o software facilita o controle de processos como fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, etc. Também é possível gerar relatórios que ajudam a avaliar a situação da empresa de forma objetiva.
- Automação dos processos logísticos: o ERP tem integração com outras plataformas, fazendo com que os processos logísticos também possam se tornar mais independentes da sua ação constante.
Processo de implementação do ERP
Não basta contratar um ERP. É preciso implementá-lo e usá-lo corretamente. Algumas empresas costumam contratar um ERP e não implementá-lo de forma adequada. Com isso, o empreendedor acha que o software não está ajudando e acaba por cancelá-lo.
O ideal é usar um ERP desde o começo do seu e-commerce, porque é mais fácil implementá-lo nessa fase. Isso porque o negócio já desenvolvido tem muito mais operações a serem migradas para o ERP, o que torna o processo bem mais complexo.
Quando se trata de micro e pequenas empresas, muitas vezes os empreendedores acham que ainda não é necessário automatizar os processos, planejando fazer isso só quando crescerem. Mas a situação é a contrária: essa implementação é o que vai permitir o crescimento da empresa.
Implemente um ERP no seu e-commerce!
Deu para entender por que o ERP é a ferramenta mais importante para o e-commerce? A Brasct é um escritório de contabilidade em São Paulo especializado na implementação de ERPs para empresas do comércio eletrônico. Se você vende seus produtos online, mas ainda não utiliza um ERP, conte com a Brasct para te ajudar a implementá-lo na sua empresa.
Os clientes da Brasct ainda contam com uma grande oportunidade: 3 meses de acesso gratuito ao ERP Bling, Sistema de Gestão Empresarial Integrado (ERP) para E-commerce. CUPOM DE DESCONTO: #BRASCT
O Bling é um dos ERPs mais usados e acessíveis. Ele funciona de forma totalmente online e permite a integração com mais de 250 plataformas de e-commerce, marketplaces e transportadoras. Torne-se um parceiro da Brasct e aproveite essa vantagem!
Shopee: nova taxa para vendedores CPF
Dropshipping na Shopee: vale a pena fazer?
Por que o ERP é a ferramenta mais importante para o e-commerce?