Como grande parte dos gestores de e-commerces e lojas virtuais já sabe, a pandemia do Covid-19 impulsionou o comércio online. Para além disso, os dados dos últimos dois anos mostram que o mercado se consolidou e a tendência é que o comércio online se torna ainda mais forte nos próximos anos.

9 em cada 10 brasileiros já tem o hábito de fazer compras online. 57% fazem compras ou pagamentos online com frequência, mas esse número cresce para 86,3% quando somamos as pessoas que alegam fazer compras online às vezes.

Quer saber onde investir e como agradar o público-alvo em 2023? Esteja sempre atento às tendências, pois é por meio delas que entendemos as mudanças de comportamento do consumidor e como podemos aproveitá-las. A Brasct é um escritório de contabilidade especializado em e-commerces que está sempre se atualizando com o intuito de propor melhorias para os clientes e para a própria empresa.

Por isso, preparamos esse artigo. Leia até o final para saber 4 das principais tendências para 2023 e como aproveitá-las, ficando à frente no mercado.

Cada vez mais os consumidores buscam por experiências que lhes tragam facilidade e agilidade. A operação omnichannel é uma estratégia que busca trazer essa comodidade e facilidade ao cliente por meio da integração dos canais de comunicação da empresa.

Estratégia omnichannel

O conceito omnichannel começou a ser utilizado nos EUA em 2011 e significa “todos os canais”. “Omni” tem a origem do latim, com o sentido de “todo”, “tudo” ou “total”, e channel é de origem inglesa e significa “canal”.

No que diz respeito à estratégia omnichannel, quando nos referimos aos canais de comunicação de uma empresa estamos falando da integração entre os canais de venda, de atendimento ao cliente ou de marketing.

As empresas que adotam a estratégia omnichannel conseguem oferecer ao cliente uma experiência contínua, independente do canal que ele está utilizando naquele momento. Na prática, isso significa que o cliente consegue comprar um item pela internet e retirar na loja física ou num centro de distribuição, ou que o cliente pode, por exemplo, começar um atendimento pelo chat e continuar pelo telefone.

Para oferecer esse diferencial para o consumidor, é preciso que os diferentes setores da empresa tenham uma boa comunicação e que os dados e as informações dos clientes estejam bem armazenados e organizados, por meio de um bom ERP  (Sistema de Gestão Integrado), por exemplo. 

Online shopping abstract concept illustration

Mobile commerce

Um dos comportamentos que tem mudado entre os consumidores é a preferência pelos smartphones. Apesar de muitos clientes ainda preferirem concretizar a compra no desktop, durante a etapa de pesquisa pelo produto ou serviço grande parte dos acessos é feita nos smartphones.

Em outubro de 2022 mais de 75% dos acessos a e-commerces foram feitos a partir de um smartphone. A tendência é que esses números cresçam com a expansão da internet móvel e rápida no Brasil.

Por isso, é muito importante que os gestores de e-commerces e de lojas virtuais invistam em websites de fácil navegação para celulares. Para aproveitar essa tendência é preciso que as páginas carreguem rapidamente, os menus estejam adaptados para celulares, bem como as imagens, os canais de interação e outras ferramentas.

Uma forma ainda mais efetiva de aproveitar essa tendência é ter um aplicativo próprio.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem auxiliado diversos setores e, da mesma forma, também traz novidades para os e-commerces e lojas virtuais. A Inteligência Artificial permite que as máquinas sejam capazes de aprender comportamentos, reconhecer padrões, analisar possibilidades e apresentar soluções.

A Inteligência Artificial tem ganhado destaque nos e-commerces pois permite que o site seja personalizado de acordo com o perfil do cliente, incluindo preferências, necessidades, gostos, etc.

O Carrefour é uma das empresas que começou a usar Inteligência Artificial em 2020 e já observou um expressivo crescimento nas vendas. 

Um dos objetivos do uso de Inteligência Artificial em e-commerces é tornar o site mais atrativo e intuitivo para o cliente, de acordo com o seu perfil. Além é possível simplificar o processo de compra pensando no comportamento de cada usuário. 

Outro fator a ter em conta são os resultados de pesquisas. Como a análise dos dados é feita pelo próprio computador é possível poupar tempo e ter resultados muito mais rápidos. 

Existem várias formas de aplicar a Inteligência Artificial nos e-commerces, entre elas estão: busca inteligente, automação de armazéns, recomendações personalizadas, precificação dinâmica e chatbots (atendimentos por robôs).

Personalização

Dando continuidade ao que foi falado sobre Inteligência Artificial e o seu potencial para tonar o site personalizado, a personalização é um fator importante para a experiência do consumidor. Embora 80% dos consumidores seja cauteloso quanto ao compartilhamento de dados pessoais, eles ainda esperam experiências personalizadas.

A personalização é uma forma de oferecer ao potencial cliente produtos nos quais ele esteja realmente interessado. Essa é uma estratégia que aposta na exclusividade e na individualidade.

Boas parcerias para o seu e-commerce

Uma das formas de aproveitas as tendências do mercado para e-commerces e lojas virtuais em 2023 é fazer parcerias que permitam que a sua empresa possa crescer com qualidade e consistência.

No que diz respeito às questões financeiras e de contabilidade é importante contar com um escritório de contabilidade que possua conhecimento específico para e-commerces, como a Brasct. Além de oferecer soluções contábeis, a Brasct também faz a Gestão Fiscal e de Departamento Pessoal, com um time de especialistas em diversas áreas. 

Prestamos consultoria especializada em Planejamento Tributário, Regimes Especiais Tributários especialmente para e-commerce, Contencioso Tributário, Consultoria Tributária, Recuperação de Créditos Tributários, Direito Aduaneiro.

A Brasct é um escritório de contabilidade que auxilia empresas em todo o Brasil e que apresenta soluções para descomplicar o processo de vendas online, trazendo maior segurança e comodidade para você e para seu e-commerce.

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