Os melhores Cnaes para o digital

Os melhores Cnaes para o digital

O mercado digital está em expansão e cada vez mais empreendedores migram para a Internet. Com isso, também vão surgindo dúvidas.

No processo de formalização de uma empresa, um dos pontos importantes é a definição do CNAE. Mas muitos empreendedores que atuam no mercado digital ainda têm dificuldade de saber o CNAE correto para a atividade (ou as atividades) que desempenham.

 

 

Por isso, a seguir, vamos apresentar os melhores CNAEs para o digital e para os diferentes tipos de negócios. Acompanhe:

O que é o CNAE

CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É a definição da atividade-fim de uma empresa. Por isso, se ela possuir mais de uma atividade, também deve ter mais de um CNAE.

Quando falamos de atividades desempenhadas no ambiente virtual, a lista de CNAEs ainda encontra-se desatualizada. Isso torna ainda mais difícil saber com precisão qual é o CNAE mais adequado para cada atividade no mercado digital.

Além disso, ao abrir uma empresa, nem sempre é possível encontrar um CNAE perfeito para cada atividade, então o correto é escolher o mais adequado entre os disponíveis.

Vale ressaltar que não existe uma norma definitiva que ligue cada atividade digital a um CNAE de forma oficial. Portanto, o que vamos apresentar é o que tem sido considerado o melhor CNAE para cada um dos negócios digitais.

Portais e ferramentas de busca na internet

Algumas empresas possuem como atividade prover informação na internet, por meio de websites ou ferramentas de busca. Essas empresas geram e mantêm um determinado tipo de conteúdo ou uma grande base de dados para pesquisa e informação. Existem também empresas que atualizam periodicamente o conteúdo e atuam como meios de comunicação no mundo digital.

Para essas empresas o CNAE adequado é 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.

Esse CNAE engloba, por exemplo, bancos de informações para pesquisa e análise; serviços de distribuição online de conteúdo; serviços de música através da internet; páginas de publicidade; páginas de entretenimento na internet, como jogos (com exceção de jogos de azar); entre outros.

E-commerce

Empresas que trabalham com a venda de produtos pela Internet, seja através de site, mídia social, aplicativo, etc., devem usar o CNAE correspondente ao tipo de produto que comercializam. Portanto, o CNAE será o mesmo utilizado por uma loja física do mesmo setor. O CNAE de uma loja virtual que vende roupas, por exemplo, é:

4781-4/00 – Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios

Produção digital

A produção digital, também chamada de infoprodução, é a criação de produtos digitais. Nesse caso, o CNAE varia de acordo com o tipo do produto. 

  • E-book: 5811-5/00 – Edição de livros
  • Curso online para desenvolvimento profissional: 8599-6/04 -Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial

Afiliados

Em outubro de 2021 a Receita Federal criou um CNAE específico para esta atividade:

  • 7490-1/04 – divulgação de serviços na internet (afiliados digitais), exceto por provedores de conteúdo

Anteriormente, como ainda não existia um CNAE específico, dois deles eram usados em conjunto: 7319-0/02  (Promoção de vendas) e 7319-0/03 (Marketing direto).

Posts pagos

Podemos dizer que os influenciadores digitais exercem uma atividade econômica quando fazem publicidade para determinadas marcas. Também nesse caso ainda não há um CNAE específico. O que tem sido usado é relacionado às agências de publicidade, pois a atividade é similar.

  • 7311-4/00 – Agências de publicidade

Gestão de tráfego

Gestão de tráfego é o gerenciamento dos anúncios de uma empresa visando atrair usuários. Essa atividade também é enquadrada como similar à publicitária:

Para MEI usamos:  

  • 7319-0/02 – Promoção de vendas
  • 5819-1/00 – Edição de cadastros, listas e de outros produtos gráficos

Para ME usamos:

  • 7319-0/03 – Marketing direto
  • 7319-0/04 – Consultoria em publicidade
  • 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 
  • 5819-1/00 – Edição de cadastros, listas e de outros produtos gráficos 
  • 7319-0/02 – Marketing direto

Copywriting

Copywriting é o processo de criação de textos persuasivos para publicidade ou marketing. Assim como no caso dos influenciadores digitais e dos gestores de tráfego, mais uma vez o CNAE utilizado é  o mesmo de agências publicitárias:

  • 7311-4/00 – Agências de publicidade

Neste caso, também é possível utilizar os CNAEs de edição:

  • 5812-3/01 – Editor(a) de jornais diários independente
  • 5812-3/02 – Editor(a) de jornais não diários independente
  • 5819-1/00 – Editor(a) de lista de dados e de outras informações independente
  • 5811-5/00 – Editor(a) de livros independente
  • 5813-1/00 – Editor(a) de revistas independente

Canais de vídeos

Esse é mais um caso sem CNAE específico para o digital. Para esses casos, têm sido utilizados dois CNAEs diferentes, descritos abaixo. O primeiro é adequado para qualquer canal de vídeos, e o segundo é adicional para os canais que são monetizados:

  • 5912-0/99 – Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente
  • 7319-0/03 – Marketing direto

Desenvolvimento de aplicativos

Para essa atividade digital existe um CNAE muito aproximado, relacionado ao desenvolvimento de programas de computador. De certa forma, são atividades muito similares. Portanto, o CNAE abaixo é comumente utilizado para o desenvolvimento de aplicativos, mas a descrição está desatualizada:

  • 6201-5/01 – Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda

Marketing digital

Para o Marketing digital é utilizado um CNAE que engloba atividades de marketing direto. Porém, uma agência que faz trabalhos de marketing digital possui diversas outras estratégias de marketing. Esse CNAE para o digital é:

  • 7319-0/04 – Consultoria em publicidade
  • 7319-0/03 – Marketing direto

Segurança da informação

Essa atividade também não tem um CNAE exclusivo, mas encaixa-se bem em um mais abrangente:

  • 6209-1/00 – Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação

Análise de dados

Esse caso é parecido com o da segurança da informação. Entretanto, o CNAE que tem sido usado para análise de dados é:

  • 6311-9/00 – Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet

Freelance

No caso de freelancers, é muito importante ressaltar que o CNAE vai depender da atividade que o profissional desempenha. Portanto, vários CNAES podem ser adequados para quem realiza serviços de freelance para o digital. Neste texto, apontamos dois como exemplo:

  • Redator: 5812-3/01 Edição de jornais diários
  • Tradutor: 7490-1/01 – Serviços de tradução, interpretação e similares

Precisa de mais esclarecimentos?

Definir qual é o melhor CNAE para seu negócio ou empresa digital não é simples. Além disso, o assunto pode se tornar ainda mais complicado se você também não estiver certo quanto às atividades desempenhadas pela empresa. 

Essas são dúvidas com as quais estamos acostumados. Vários profissionais chegam à Brasct sem saber os melhores CNAES para o digital. Nosso escritório de contabilidade em São Paulo está pronto para ajudá-lo a escolher as atividades e realizar as etapas necessárias para tornar o seu sonho de empreender uma realidade!