O que é Recuperação tributária e quais vantagens

O que é Recuperação tributária e quais vantagens

Você já ouviu falar sobre recuperação tributária?

Muitas pessoas apesar de já terem ouvido falar o termo recuperação tributária, ainda possuem muitas dúvidas, então, leia este artigo até o final e descubra o que é recuperação tributária e quais vantagens para a sua empresa.

Desvendando

Com certeza você já ouviu falar alguns dos congêneres para o termo recuperação tributária, e isso pode até ter te dado um nó na cabeça de tantas variações.

Os termos mais comuns utilizados hoje são:

Recuperação tributária;

Recuperação de impostos;

Recuperação de créditos.

Independente de qual dos temas acima você já tenha visto a finalidade é sempre a mesma, recuperar impostos pagos a maior de forma indevida ou duplicada.

O que poucos empresários sabem é que, é possível recuperar impostos dos últimos 5 anos, e essa recuperação é indicada ser realizada a cada semestre ou anualmente, vai de acordo com a sua estratégia e com o modelo de assessoria contábil que você possuí.

Quais impostos podem ser recuperados?

Literalmente todos os impostos são recuperáveis, dentre eles estão:

ICMS;

PIS/COFINS;

IPI;

ISS;

INSS;

e todos os demais.

Como alguns impostos são municipais, estaduais e federais, é comum durante o planejamento e revisão que seja orientado que a recuperação de impostos municipais e estaduais sejam utilizados os créditos para abatimentos futuros assim o processo de restituição é muito mais simples, já para os impostos federais, esses o mais solicitado hoje é o depósito em conta corrente, assim a empresa pode utilizar esse valor para fortalecer o seu caixa e até mesmo utilizar como capital para novos investimentos e expansão.

Principais motivos que causam a necessidade da recuperação tributária

Muitos empresários nos questionam porque devem fazer uma análise e recuperação tributária se possuem sistemas ERPs e assessoria contábil para manter tudo em ordem.

A resposta é muito simples: Nem sempre a pessoa que realiza os cadastros dos produtos e lançamento das notas de entrada e saída dominam as regras tributárias como classificações de produtos, NCM, CFOP, TES (TIPO de Entrada e Saída), alíquotas de ICMS, IPI e Substituição tributária.

São tantas informações dos mais diversos níveis de complexidade que é difícil uma pessoa que não possui o treinamento adequado controlar tudo da melhor forma, por isso, é indicado que seja realizado o treinamento do profissional, parametrização do sistema e pelo menos uma análise para identificar se existem valores a serem recuperados.

solicite a sua recuperação tributária

Quais empresas podem solicitar a recuperação de impostos?

Qualquer empresa pode solicitar a revisão e recuperação tributária, independente do seu regime tributário.

É comum que empresas comerciais enquadradas no Simples Nacional por não conseguirem separar os impostos por guias como é no caso do Lucro Real e Presumido, tendem a fazer o pagamento dos impostos sobre o faturamento total e com isso acabam pagando impostos mesmo quando não seria devido como é o caso dos produtos monofásicos, ou seja, aqueles que são tributados uma única vez pela indústria ou importadora.

Quando isso ocorre é necessário que seja feito análise dos valores pagos e então seja solicitado a recuperação desses valores, evitando assim prejuízos e possibilitando que a empresa consiga aumentar a sua margem de lucro sobre os produtos vendidos.

Qual profissional está qualificado para fazer a análise e recuperação tributária da sua empresa?

Os dois profissionais mais comuns de se encontrar no mercado para fazer a recuperação de impostos são, Advogados e Contadores especializados em tributos.

Porém, é extremamente importante ressaltar a importância de contratar profissionais que dominem de fato o processo de análise e recuperação de impostos, como já existem sistemas que fazem “análise” automaticamente é comum encontrar profissionais que contratam essas ferramentas para fazer a análise automática e colocam a sua empresa em risco.

 

Quando o profissional utiliza apenas esses tipos de sistema sem dominar de fato o processo é possível que você solicite a recuperação de valores a menor ou de valores que não são devidos de fato e quando isso acontece a sua empresa pode ser penalizada e acabar pagando uma multa muito alta por conta disso.

solicite a sua recuperação tributária

Já sabe o que é Recuperação tributária e quais vantagens?

Se você compreendeu o que é recuperação tributária e suas vantagens agora é hora de aproveitar essa oportunidade para reaver todos os valores que são de direito da sua empresa.

Clique no botão abaixo para falar com um dos nossos especialistas.

solicite a sua recuperação tributária