
Como utilizar o DRE para tomadas de decisões na sua loja de autopeças?
Se você é dono ou gestor de uma loja de autopeças e buscar ter sucesso e maior controle sobre os dados da sua loja, então
Se você deseja ter uma loja de autopeças de sucesso o DRE pode ser uma ferramenta muito interessante, uma vez que ele permite o acompanhamento financeiro detalhado.
Devido ser um relatório complexo muitos profissionais acabam negligenciando e não usando, e é aí que mora o perigo!
Quando o profissional se recusa ou simplesmente não utiliza o DRE, os riscos são muitos.
Tudo isso pode ter resultados desastrosos e levar até mesmo a sua loja de autopeças a falência.
Se você precisa de ajuda de uma contabilidade especializada para lojas de autopeças nós da Brasct podemos te ajudar!.
Os três relatórios mais utilizados na gestão financeira são o DRE, Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Fluxo de Caixa.
Ambos devem ser utilizados de forma estratégicas e de preferência todos devem ser analisados para se obter maior controle financeiro.
O DRE tem como principal diferencial a capacidade de ajudar o empreendedor na tomada de decisão.
Uma vez que mostra em seus resultados como a empresa está (positiva ou negativa) financeiramente, devendo ser elaborado conforme o regime de competência da loja.
Exemplo:
Se é realizada uma compra de R$2.000,00 de matéria-prima 5 parcelas, no DRE será apresentado a despesa que ocorreu na competência, no valor de R$2.000,00.
Sendo assim, podemos entender que o DRE não considera as entradas e saídas de dinheiro, mas sim o resultado econômico geral.
Neste artigo estamos vendo muitas vantagens da utilização do DRE para sua loja de autopeças.
Mas, se ainda sim você está em dúvida se deve ou não utilizar na sua loja de autopeças, então vamos te mostrar alguns bons motivos:
Agora se você quer saber como elaborar um DRE vem comigo!
No próximo tópico vou te mostrar como é elaborado este relatório que ajuda e muito os gestores e empreendedores.
Mesmo sendo um relatório complexo, ele deve ser elaborado da maneira mais simples e intuitiva possível.
Para que todos consigam analisar e interpretar corretamente os dados e assim buscar meios para melhorar a receita líquida.
É utilizado um modelo sequencial e lógico (receitas menos dedução de impostos, custos e despesas), sendo possível conter dados contábeis e administrativos.
De maneira bem resumida o DRE é feito conforme o modelo abaixo:
É tudo aquilo que entra no caixa ou no patrimônio da empresa.
As deduções após a Receita bruta são as devoluções de vendas, os descontos oferecidos e os abatimentos de impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS e ISS.
A receita líquida representa o total que a empresa recebe pela venda de seus produtos ou serviços.
São os custos relacionados à fabricação, armazenamento e/ou montagens e embalagens de um produto.
O lucro bruto é a diferença entre o que faturado e tudo que foi gasto na produção de mercadorias.
São despesas variáveis, normalmente relacionadas às vendas. Comissões de vendedores e demais custos pós-venda.
São os gastos necessários para garantir o funcionamento da empresa.
São os gastos financeiros com juros e multas.
São os resultados dos cálculos antes do desconto do IRPJ e CSLL, que são os principais impostos que impactam o faturamento.
Caso a sua empresa seja optante do Simples Nacional esses tributos serão desconsiderados, uma vez que já foram previstos dentro do DAS.
O IRPJ aplicado a todas as empresas e sociedades, registradas ou não.
CSLL recebe as mesmas normas de apuração e pagamento do IRPJ, mantendo a base de cálculo e as alíquotas previstas na legislação.
O IRPJ e o CSLL incidem sobre o faturamento da empresa.
E chegamos a etapa final que é o resultado líquido. Esse resultado é obtido após a subtração dos impostos e taxas pagas do lucro bruto.
Com esse resultado você consegue identificar se sua loja de autopeças está obtendo lucro ou prejuízos.
Caso o resultado seja positivo sua empresa está com a saúde financeira em dia.
Agora se o resultado foi negativo é bom ligar o sinal de alerta!
Utilizar estratégias para melhorar a saúde financeira da sua empresa, e ficar sempre de olho no DRE para mantê-lo sempre positivo.
Como utilizar o DRE para tomadas de decisões na sua loja de autopeças
Agora que você já sabe o que é o DRE, e quais são as vantagens e diferenciais deste relatório e como ele pode ser elaborado.
Chegou o momento de entender como utilizá-lo para a tomada de decisão da sua loja.
Com o resultado do seu DRE em mãos você consegue ter um diagnóstico sobre como está a saúde financeira da sua loja de autopeças.
Após analisar o DRE é possível trilhar o melhor caminho para melhorar ainda mais os resultados.
Com o resultado do DRE é possível:
Neste artigo abordamos a importância do DRE para sua loja de autopeças e como ele pode ajudar sua loja.
Após o término desta leitura você será capaz de utilizar este relatório tão importante de maneira mais assertiva e eficiente, utilizando os dados para as melhores tomadas de decisões.
Nós da Brasct estamos sempre compartilhando com nossos seguidores conteúdos ricos em informações que ajudam diversos empreendedores a alavancar ainda suas empresas.
Se você deseja alcançar os melhores resultados continue nos acompanhando.