Como utilizar o DRE para tomadas de decisões na sua loja de autopeças?

Como utilizar o DRE para tomadas de decisões na sua loja de autopeças?

Se você é dono ou gestor de uma loja de autopeças e buscar ter sucesso e maior controle sobre os dados da sua loja, então está no lugar certo!

Você sabe como utilizar o DRE para tomadas de decisões na sua loja de autopeças e como utilizar essas informações de forma estratégica para o seu negócio?

Neste artigo abordaremos a importância que o DRE têm para sua loja de autopeças e como ele pode alavancar ainda mais sua loja.

Quando usado de maneira correta ele pode ser um recurso muito eficiente para as tomadas de decisões e monitoramento da saúde do negócio.

Continue lendo esse artigo e aprenda como utilizar o DRE na sua loja de autopeças.

Vem comigo!

O que é DRE?

o que é DRE?

DRE é uma sigla para Demonstração do Resultado do Exercício.

Através do DRE é possível ter controle sobre as finanças do seu negócio, permitindo maior controle de receitas, custos e despesas da atividade empresarial.

Após análise do DRE é possível saber se sua loja de autopeças está obtendo lucro ou prejuízo.

Muitos empreendedores usam o DRE como aliado para o monitoramento de como seu negócio está se desenvolvendo e se está operando de forma positiva ou negativa.

Independente do porte da sua loja de autopeças o DRE irá te fornecer informações importantes para a tomada de decisão junto com o balanço patrimonial e a Demonstração do Fluxo de Caixa.

Vale ressaltar que segundo a lei 6.404, de 1976, todas as empresas estão obrigadas a elaborar a DRE.

Se você deseja saber mais sobre o DRE continue lendo os tópicos seguintes, pois iremos explicar de forma simples tudo sobre o DRE e como entender esse relatório.

Por se tratar de um documento muito complexo indicamos que você conte com a ajuda de um profissional qualificado para te auxiliar a analisar os dados de forma correta.

Nós da Brasct somos uma contabilidade especializada para lojas de autopeças e podemos ajudar a sua loja.

Como o DRE pode ajudar sua loja de autopeças

Bom, acima citamos alguns benefícios que o DRE pode proporcionar para sua loja de autopeças.

O DRE, Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Fluxo de Caixa, são relatórios indispensáveis para sua loja de autopeças.

É através do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) que o gestor consegue ter uma visão ampla e consequentemente realizar as melhores tomadas de decisões.

Isso se dá devido aos resultados que esses relatórios irão mostrar.

Quando positivo é possível fazer um provisionamento do que pode ser feito nos meses seguintes para manter ou aumentar ainda mais os lucros.

Agora, se sua loja está operando de forma negativa o DRE também consegue te ajudar!

Através dessa análise é possível alterar o que não está de acordo e realizar mudanças estratégicas, a fim, de obter melhores resultados.

Se você é um gestor antenado e acompanha os relatórios (DRE, Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Fluxo de Caixa) conseguirá intervir com antecedência, caso algo saia do rumo desejado.

Minha autopeças é obrigada a elaborar o DRE?

Se você deseja ter uma loja de autopeças de sucesso o DRE pode ser uma ferramenta muito interessante, uma vez que ele permite o acompanhamento financeiro detalhado.

Devido ser um relatório complexo muitos profissionais acabam negligenciando e não usando, e é aí que mora o perigo!

Quando o profissional se recusa ou simplesmente não utiliza o DRE, os riscos são muitos.

O não acompanhamento das finanças da empresa;

Gestão negligente;

Setor financeiro operando no negativo;

Descontroles financeiros;

Entre outros.

Tudo isso pode ter resultados desastrosos e levar até mesmo a sua loja de autopeças a falência.

Se você precisa de ajuda de uma contabilidade especializada para lojas de autopeças nós da Brasct podemos te ajudar!.

Quais são os diferenciais do DRE e quais são suas vantagens?

Quais são os diferenciais do DRE e quais são suas vantagens?

Os três relatórios mais utilizados na gestão financeira são o DRE, Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Ambos devem ser utilizados de forma estratégicas e de preferência todos devem ser analisados para se obter maior controle financeiro.

O DRE tem como principal diferencial a capacidade de ajudar o empreendedor na tomada de decisão.

Uma vez que mostra em seus resultados como a empresa está (positiva ou negativa) financeiramente, devendo ser elaborado conforme o regime de competência da loja.

Exemplo:

Se é realizada uma compra de R$2.000,00 de matéria-prima 5 parcelas, no DRE será apresentado a despesa que ocorreu na competência, no valor de R$2.000,00.

Sendo assim, podemos entender que o DRE não considera as entradas e saídas de dinheiro, mas sim o resultado econômico geral.

Neste artigo estamos vendo muitas vantagens da utilização do DRE para sua loja de autopeças.

Mas, se ainda sim você está em dúvida se deve ou não utilizar na sua loja de autopeças, então vamos te mostrar alguns bons motivos:

  • Torna o processo de decisão muito mais assertivo;
  • Visão clara sobre as finanças da sua loja de autopeças;
  • Negociações claras e transparentes;
  • E muito mais…

Agora se você quer saber como elaborar um DRE vem comigo!

No próximo tópico vou te mostrar como é elaborado este relatório que ajuda e muito os gestores e empreendedores.

Como é a estrutura de um DRE?

Mesmo sendo um relatório complexo, ele deve ser elaborado da maneira mais simples e intuitiva possível.

Para que todos consigam analisar e interpretar corretamente os dados e assim buscar meios para melhorar a receita líquida.

É utilizado um modelo sequencial e lógico (receitas menos dedução de impostos, custos e despesas), sendo possível conter dados contábeis e administrativos.

De maneira bem resumida o DRE é feito conforme o modelo abaixo:

Receita Bruta

(-) Deduções e abatimentos

(=) Receita Líquida

(-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)

(=) Lucro Bruto

(-) Despesas com Vendas

(-) Despesas Administrativas

(-) Despesas Financeiras

(=) Resultado Antes IRPJ CSLL

(-) Provisões IRPJ E CSLL

(=) Resultado Líquido.

Receita bruta

É tudo aquilo que entra no caixa ou no patrimônio da empresa.

Deduções

As deduções após a Receita bruta são as devoluções de vendas, os descontos oferecidos e os abatimentos de impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS e ISS.

Receita líquida

A receita líquida representa o total que a empresa recebe pela venda de seus produtos ou serviços.

Custo de produtos vendidos (CPV)

São os custos relacionados à fabricação, armazenamento e/ou montagens e embalagens de um produto.

Lucro bruto

O lucro bruto é a diferença entre o que faturado e tudo que foi gasto na produção de mercadorias.

Despesas com vendas

São despesas variáveis, normalmente relacionadas às vendas. Comissões de vendedores e demais custos pós-venda.

Despesas Administrativas

São os gastos necessários para garantir o funcionamento da empresa.

Despesas Financeiras

São os gastos financeiros com juros e multas.

Resultado Antes IRPJ CSLL

São os resultados dos cálculos antes do desconto do IRPJ e CSLL, que são os principais impostos que impactam o faturamento.

Caso a sua empresa seja optante do Simples Nacional esses tributos serão desconsiderados, uma vez que já foram previstos dentro do DAS.

Provisões IRPJ E CSLL

O IRPJ aplicado a todas as empresas e sociedades, registradas ou não.

CSLL recebe as mesmas normas de apuração e pagamento do IRPJ, mantendo a base de cálculo e as alíquotas previstas na legislação.

O IRPJ e o CSLL incidem sobre o faturamento da empresa.

Resultado Líquido

E chegamos a etapa final que é o resultado líquido. Esse resultado é obtido após a subtração dos impostos e taxas pagas do lucro bruto.

Com esse resultado você consegue identificar se sua loja de autopeças está obtendo lucro ou prejuízos.


Caso o resultado seja positivo sua empresa está com a saúde financeira em dia.

Agora se o resultado foi negativo é bom ligar o sinal de alerta!

Utilizar estratégias para melhorar a saúde financeira da sua empresa, e ficar sempre de olho no DRE para mantê-lo sempre positivo.

Como utilizar o DRE para tomadas de decisões na sua loja de autopeças

Agora que você já sabe o que é o DRE, e quais são as vantagens e diferenciais deste relatório e como ele pode ser elaborado.

Chegou o momento de entender como utilizá-lo para a tomada de decisão da sua loja.

Com o resultado do seu DRE em mãos você consegue ter um diagnóstico sobre como está a saúde financeira da sua loja de autopeças.

Após analisar o DRE é possível trilhar o melhor caminho para melhorar ainda mais os resultados.

Com o resultado do DRE é possível:

Comparar o faturamento entre os períodos;

Decidir sobre ações preventivas;

Melhorar ações de marketing para garantir uma maior presença no mercado;

E redefinir estratégias comerciais dentro da loja de autopeças.

Conclusão

Neste artigo abordamos a importância do DRE para sua loja de autopeças e como ele pode ajudar sua loja.

Após o término desta leitura você será capaz de utilizar este relatório tão importante de maneira mais assertiva e eficiente, utilizando os dados para as melhores tomadas de decisões.

Nós da Brasct estamos sempre compartilhando com nossos seguidores conteúdos ricos em informações que ajudam diversos empreendedores a alavancar ainda suas empresas.

Se você deseja alcançar os melhores resultados continue nos acompanhando.