Algumas pessoas têm medo de trocar de contador. Nós compreendemos que num primeiro momento essa situação pode parecer um pouco assustadora ou desmotivante, afinal, a tendência natural é querer continuar com o mesmo profissional.

No entanto, vale lembrar que apesar de permanecer com o mesmo contador parecer a situação mais confortável, na prática a realidade pode ser muito diferente. 

Trocar de contador pode ser mais vantajoso e até necessário. Se o seu escritório de contabilidade não está oferecendo um bom atendimento e um serviço de qualidade você precisará trocar de contador. 

Afinal, trocar de contador pode ser essencial para evitar dores de cabeça com o Fisco no futuro.

Além disso, a questão não é apenas o atendimento, sua empresa pode crescer ou o seu tipo de negócio mudar e o seu contador não estar preparado ou não ter a experiência necessária para lhe oferecer as melhores soluções. 

Lembrando que você não precisa se sentir culpado, afinal esta é uma relação profissional e você precisar procurar por uma contabilidade que esteja adequada às necessidades do seu negócio.

 

 

 

Por que tantas pessoas evitam trocar de contador?

A resposta é muito simples. O contador precisa conhecer a empresa para prestar um bom serviço. Para isso ele procura entender a atividade, a história e o crescimento da empresa ao longo do tempo.

Por esse motivo, a maioria das empresas procura pela continuidade nos serviços de contabilidade. Porém, como explicamos, pode chegar uma hora em que trocar de contador é necessário. Você e a sua empresa podem ter muito a ganhar com essa troca.

 

O que fazer para trocar de contador?

Assim como qualquer outro serviço, é um direito seu como consumidor poder trocar de contador.

Talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas à essa troca damos o nome de portabilidade contábil. Mais adiante vamos explicar o que é necessário para fazer a portabilidade contábil.

 

Como trocar de contador ou como fazer a portabilidade contábil?

O primeiro passo é ler o contrato de prestação de serviços de contabilidade que a sua empresa já possui com o contador. Verifique se é preciso fazer uma comunicação prévia para encerrar o contrato e se existe um período de aviso prévio.

Seguindo as diretrizes do contrato você precisará informar o seu contador de que pretende encerrar o contrato. Esse processo também pode ser feito por um procurador.

 

Distrato de prestação de serviços

O antigo escritório de contabilidade deverá então fazer um distrato de prestação de serviços. A responsabilidade técnica dos futuros trabalhos deverá ser passada para o profissional de contabilidade que for assumir os serviços. 

Dessa forma, as obrigações serão repassadas para o novo profissional a partir da data mencionada no distrato. Além disso, é muito importante que o antigo escritório comunique ao novo responsável técnico sobre fatos da empresa que afetem o bom desempenho das funções.

A devolução de documentos, livros e arquivos, incluindo documentos digitais, deverá ser estabelecida em cláusula recisória do Distrato do Contrato de Prestação de Serviços

Vale lembrar que o novo contador pode ser o seu procurador nesse processo de transferência, facilitando os trâmites. 

 

Termo de transferência de responsabilidade técnica

É recomendado que o escritório de contabilidade elabore um termo de transferência de responsabilidade técnica. Esse documento será assinado pelos contadores.

Em suma, o termo especifica que o novo escritório passará a ser responsável pela gestão financeira da empresa, como mencionamos.

Vale ressaltar que o mais recomendado é pontuar quais foram os erros cometidos pela contabilidade anterior para que os mesmos permaneçam de sua responsabilidade.

 

 

O processo de troca de contador é regulado?

Sim. A troca de contador é regulada na Resolução do Conselho Federal de Contabilidade n. 987/2003.

 

Existe um momento ou período certo para trocar de contador?

Se o atual escritório de contabilidade não estiver atendendo a empresa como deveria, a resposta é: quanto antes melhor. 

Contabilidade é um serviço que deve ser realizado com comprometimento e cuidado. Se você percebe que o trabalho não está sendo feito com a devida seriedade ou se o escritório não está prestando um atendimento de qualidade, ouvindo suas questões e esclarecendo suas dúvidas, quanto antes você trocar melhor. 

Assim, o novo escritório pode regularizar qualquer situação que não esteja devidamente tratada e evitar até mesmo problemas com o Fisco. Além disso, vale lembrar que a sua empresa pode estar pagando muito mais impostos que o necessário.

 

 

Como escolher um novo contador?

O mais importante é escolher um escritório de confiança, que vá dar a devida atenção à sua empresa. 

Conforme mencionamos, a vantagem da continuidade dos serviços contábeis é que o contador pode acompanhar o crescimento do negócio e oferecer as melhores soluções. Por isso, faça uma boa escolha e procure por uma contabilidade que tenha experiência, boas referências e forneça um bom atendimento desde o primeiro momento.

A sua empresa não precisa ficar limitada à uma contabilidade na sua cidade e nem mesmo no seu estado. Hoje em dia os processos podem ser feitos online.

A Brasct é um escritório de contabilidade com mais de 40 anos de experiência, que atende empresas de todo o Brasil. Prezamos por um atendimento de excelência. 

Além de conhecer as particularidades de cada um dos nossos clientes, estamos sempre atentos às mudanças para garantir as melhores soluções, de forma que os nossos clientes paguem menos impostos e estejam sempre dentro da lei.