Não é para menos que o fim de ano é uma das épocas mais esperadas no comércio. Nesse período, as vendas costumam bater recordes, e o movimento nas lojas fica bem maior que o habitual. O recebimento do 13º salário aliado com os presentes das festividades de fim de ano impulsionam o consumo nos mais diversos setores. 

É importante se preparar para essa época com antecedência, para fazer os estoques necessários, procurar os serviços de divulgação, contratar pessoal, etc. Para auxiliar você nesse planejamento, trouxemos abaixo uma lista de ações que podem ajudar a aumentar as vendas no fim de ano e Natal. Leia abaixo:

miracles of christmas GIF by Hallmark Movies & Mysteries

Decoração natalina

Essa é uma forma de lembrar ao cliente de que o Natal está chegando. Dessa maneira, ele pode olhar para o seu produto e enxergá-lo como um possível presente para alguém. Se a sua loja é virtual, adote essa identidade visual natalina no seu site e mídias sociais. Também é uma boa ideia colocar uma música de ambiente temática nas lojas físicas.

Black Friday Dance GIF by Amazon

Promoções

Muitas vezes o que faz com que um cliente decida se quer ou não levar um produto são as vantagens ligadas a essa compra. Isso inclui as vezes em que o cliente compra algo que não estava procurando porque o preço estava abaixo da média ou quando ele leva uma quantidade maior de um produto por causa do desconto.

Nessa época do ano, os clientes já estão esperando promoções. Por isso, mesmo que tiverem gostado de determinado produto seu, é possível que não levem e depois tentem encontrar em outra loja um produto similar que esteja em promoção. 

Celebrate Merry Christmas GIF by Macy's

Campanhas

Fazer campanhas temáticas de Natal é uma ótima maneira de aumentar as vendas no fim de ano. Deixe seus clientes saberem que tipo de promoção e descontos você está oferecendo, assim eles vão até você. Campanhas não só divulgam seus produtos como também fortalecem a imagem da sua marca, fazendo ela se tornar uma das primeiras em que os clientes pensam dentro do seu segmento

O tipo de veiculação é variável. Em cidades pequenas e bairros menores, por exemplo, um carro de som pode surtir efeito. Comerciais de rádio também podem funcionar, se a emissora tiver uma boa entrada entre o público da sua loja.

Mas o método mais barato e que se mostra cada vez mais eficiente é o marketing digital. Faça a sua empresa marcar presença nas mídias sociais. Há a possibilidade de pagar por anúncios nessas plataformas por um custo baixo. Também há a estratégia de divulgação de produtos por e-mail marketing.

Claro, não esqueça de anunciar muito bem os seus produtos nas vitrines da própria loja, com cartazes, adesivos ou pinturas indicando os descontos e os preços dos principais itens em promoção. Isso vai captar o olhar de quem passa pelo local. Outra estratégia é também anunciar os preços por meio de um locutor na porta da loja.

Além do Natal, alguns setores ainda têm uma alta demanda ligada ao Réveillon, como é o caso das lojas de vestuário, por exemplo. Se esse for o seu ramo, capriche na vitrine para impulsionar também as vendas ligadas a essa data.

Se a sua loja é virtual, então o investimento no marketing digital é imprescindível. Mesmo não tendo vitrines e fachadas, você tem o seu site e mídias sociais para anunciar seus preços e descontos.

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Treinamento de vendedores

Um dos grandes diferenciais para um cliente decidir ou não por uma compra é o atendimento. É preciso que os vendedores estejam disponíveis para ajudar, mas ao mesmo tempo não sufoquem o consumidor. O cliente pode desistir da compra por tentar tirar uma dúvida com alguém e não conseguir, mas também pode ficar incomodado caso se sinta pressionado pelo vendedor.

É essencial que os funcionários saibam apresentar bem as vantagens de um produto para o cliente. Se ele estiver em dúvida, uma boa abordagem do vendedor pode ser fundamental para que ele decida comprar o produto. Outra questão é que os vendedores tenham agilidade, não deixando de atender bem um cliente, mas conseguindo se dirigir rapidamente para outro que esteja precisando de ajuda, para que ele não fique esperando.

Nessa época do ano é normal contratar funcionários temporários. Nesse caso, um bom treinamento ainda é mais importante, para que eles não fiquem perdidos no processo e atrasem os clientes. Os vendedores costumam ter trabalho dobrado nessa época do ano, então demonstre reconhecimento através de um programa de comissões ou outro meio de incentivo.

santa dance GIF

Ações estratégicas

Tenha a certeza de fazer um bom estoque dos produtos que saem mais. Avalie quais produtos foram mais vendidos no ano anterior e os que não tiveram muita procura. Além disso, fique atento às “modas” que vão estar em alta na época. Também não abasteça os estoques na última hora, pois problemas com fornecedores sempre podem acontecer.

Pode ser que, chegando próximo do Natal, você não tenha mais alguns dos produtos anunciados e perca vendas por causa disso. Nessas datas comemorativas, muitos clientes costumam deixam as compras para última hora, de modo que a véspera de Natal costuma ter uma movimento intenso. Por isso, pense também em aumentar seu horário de funcionamento nessa época e na possibilidade de abrir a loja todos os dias da semana.

Outra estratégia interessante é fazer promoções pós-Natal com os produtos que não venderam bem, assim você não fica com eles acumulados no estoque. Muita gente espera as datas comemorativas passarem para ver se os preços vão abaixar depois.

Também lembre-se de estudar a sua concorrência, vendo que movimentos ela está fazendo para essa época do ano. Dessa maneira, você encontra formas de se destacar em relação a ela.

Happy Friends GIF

Conte com a gente nesse período

A Brasct Contabilidade te ajuda em todos os momentos da sua empresa. Nessa época de fim de ano, por exemplo, você pode contar conosco para ajudar na contratação de funcionários temporários, se precisar. Além disso, o fim do ano é um período importante para organização dos documentos e para a tomada de decisões tributárias. Portanto, conte com um bom escritório de contabilidade em São Paulo. Esperamos que as nossas dicas te ajudem a aumentar as vendas no fim de ano e Natal!