
Como escolher um ERP:descubra qual o melhor para seu e-commerce
Se você já pesquisou um pouco sobre ERP para e-commerce deve saber que existem milhares de opções disponíveis. Alguns ERP são muito parecidos, enquanto outros
ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, que traduzido seria Planejamento de Recursos da Empresa.
A principal função do ERP é integrar as informações das diferentes áreas da empresa em um só lugar, de forma que os processos fiquem muito mais rápidos e fáceis de serem executados.
Para entender a importância de um ERP imagine que um cliente entra na página de um e-commerce e realiza a compra de um produto. Após essa ação, vários outros processos precisam ser realizados para que o produto chegue nas mãos desse cliente, como:
– o estoque deve receber informações para preparar o produto;
– as notas fiscais devem ser emitidas;
– as informações sobre o pagamento devem entrar no cálculo geral do fluxo de caixa;
– entre outros.
Se esse processo for feito de forma manual, será necessário que um ou vários profissionais repassem essas informações para os setores responsáveis. Você já imaginou a quantidade de erros que podem ocorrer?
Além disso, quanto tempo é necessário para que uma pessoa escreva o nome do produto, quantidade, especificações e envie isso para o responsável pelo estoque? Quem fará a emissão da nota fiscal? Quanto tempo irá demorar para que o financeiro seja avisado de que o valor do produto precisa entrar no cálculo geral do fluxo de caixa?
Com o ERP todo esse processo demora apenas alguns segundos. O próprio sistema fará a transmissão de informações, por isso a probabilidade de ocorrerem erros é muito menor.
Por meio de um ERP várias funções que antes precisavam ser realizadas manualmente serão feitas pelo próprio sistema. Você sabe o que isso significa na prática?
Sabia, por exemplo, que um ERP para e-commerce faz a integração com marketplaces e lojas virtuais? Essa é apenas uma das funcionalidades, a lista de benefícios é longa!
Ao escolher um bom ERP para seu e-commerce o seu negócio irá reduzir custos, primeiramente, porque a ferramenta poderá executar várias funções que, de outra forma, precisariam da contratação de um profissional.
Além disso, uma vez que a ferramenta diminui a probabilidade de erros no processo, isso significa também uma diminuição nos custos, evitando o desperdício com matéria-prima, envios, etc.
Sabia que um dos fatores que mais impactam o processo de decisão de compra de um cliente pela Internet é o tempo que o produto leva para chegar até às suas mãos? É por isso que grandes empresas investem tanto em soluções para agilizar a entrega.
Um software de ERP é praticamente indispensável quando falamos em gerenciar estoques, entregas e transferências de forma cuidadosa e rápida. A ferramenta é necessária para garantir, além de agilidade, uma boa organização da logistíca.
Tempo é um ativo valioso no mundo dos negócios. Entretanto, muitas vezes, os gestores se esforçam muito para reduzir o tempo em algumas etapas dos processos e se esquecem de outras, onde essa redução seria muito mais significativa. Já se perguntou quanto tempo um profissional demora para emitir uma nota fiscal manualmente?
Quantos processos no seu e-commerce estão sendo feitos por uma pessoa e que poderiam ser feitos, de forma mais rápida e segura, por um sistema automatizado? Isso significa tempo e dinheiro que seu negócio deixa de ganhar.
Agora que já falamos sobre a importância e as principais funções de um software de ERP, será necessário entender os fatores que devem ser tidos em conta no momento da escolha.
Primeiro, experimente listar os processos que ocorrem no seu e-commerce e quais são as necessidades do seu negócio. Avalie o que seus concorrentes têm feito e converse com seus colaboradores para entender suas demandas.
Com as necessidades do seu negócio em mente, experimente escrever as prioridades. Entenda quais funções são indispensáveis e quais são apenas desejáveis.
Assim como outros produtos, existem ferramentas dos mais variados preços. O ERP precisa estar adequado à realidade financeira do seu negócio. Por isso é tão importante listar as prioridades, para que você não pague mais por recursos que nem sequer são necessários.
Hoje em dia é possível encontrar avaliações sobre quase tudo na Internet. Antes de contratar um ERP pesquise o que o mercado diz sobre o produto.
Busque por indicações dos seus atuais fornecedores. Na Brasct, por exemplo, nós indicamos um software muito confiável que possui planos super econômicos: o Bling
O Bling é uma ótima escolha para quem trabalha com e-commerce pois tem uma ótima integração com várias plataformas de e-commerces e marketplaces, além de integrar com o site dos correios.
Com o Bling você tem:
– Emissão de notas fiscais de forma descomplicada
– Integração a várias plataformas de e-commerce e marketplace
– Gestão de estoque com a possibilidade de gerenciamento de múltiplos depósitos
– Bling conta digital (segura e sem burocracia)
– Integração com os correios
– Gestão de vendas
– Controle de movimentação de caixa de loja física e virtual
Fechando através do nosso link https://parceiro.bling.com.br/brasct ou usando o Cupom “BRASCT”, o cliente tem 3 meses grátis.
Se não, você pode estar impedindo o seu negócio de crescer! Nem todos os empresários conhecem essa ferramenta e nem sabem as oportunidades que estão perdendo.
A Brasct é especializada na implementação de ERPs pra empresas de e-commerce. Essa ferramenta garante agilidade, precisão e segurança pros processos da sua empresa. Fale com a gente!