Nos últimos dois anos a pandemia representou um desafio para vários segmentos, especialmente para o mercado de autopeças. Entretanto, esses obstáculos geralmente apresentam oportunidades de crescimento e desenvolvimento. No caso do setor de autopeças foi possível observar um desenvolvimento acelerado das vendas online. De acordo com uma publicação do Mercado Livre, em 2021 esse crescimento foi de 63%.

Para os empreendedores da área é interessante ficar de olho nessas mudanças e tendências. Através delas é possível identificar oportunidades de diferenciar-se no mercado, tomar decisões estratégicas e estar à frente da concorrência.

A Brasct é um escritório de contabilidade com muita experiência, que conta com uma equipe especializada nas particularidades do setor de autopeças. Pensando nisso preparamos algumas dicas e tendências. 

1. Retomada do mercado e investimento em SEO

Em 2019 o segmento de autopeças estava em rápido desenvolvimento. De acordo com uma pesquisa da Webshoppers o crescimento no primeiro semestre era de 44% em relação ao primeiro semestre de 2018.

Porém, com a pandemia houve uma queda expressiva, de 46% na quantidade de pedidos e 37% no faturamento. 

Apesar dessa mudança drástica no cenário, o setor foi capaz de se reestruturar muito bem apostando nas vendas online. O 43º relatório da Webshoppers já mostra números muito mais positivos. Em 2021 a estimativa era de um crescimento de 21% quando comparado ao ano anterior.

A pesquisa aponta ainda que 41% das pessoas que entraram em lojas automotivas fizeram isso por meio dos buscadores online, como o Google, o Yahoo e o Bing. Por esse motivo, uma dica valiosa para os empreendedores é investir em estratégias de rankeamento.

2. Investimento em soluções mais sustentáveis

42% dos executivos e dos consumidores apontam a importância da pauta da sustentabilidade. Na verdade, essa é uma tendência global em diversos outros setores. A preocupação com o meio ambiente é séria e real e a tendência é crescer cada vez mais.

Portanto, a tendência para o mercado de autopeças é a fabricação de produtos e materiais mais ecológicos. Além disso, a reciclagem e o crescimento do comércio de peças usadas em bom estado também é uma solução que tem sido utilizada para desenvolver um modelo de negócio e um ciclo de vida mais sustentável.

Na realidade, em outras partes do mundo isso já não é novidade. Na Europa muitos automóveis já têm como destino a reciclagem e suas peças são reutilizadas. Em contrapartida, no Brasil a maior parte da frota de veículos ainda termina em depósitos e desmanches e pouquíssimas peças são reaproveitadas.

3. Crescimento das vendas online e de recursos digitais

Como dissemos, o mercado online de autopeças vem crescendo muito desde a pandemia. Além da comodidade para os clientes, os empreendores também podem usufruir de benefícios como receber pedidos a qualquer hora do dia, mesmo durante finais de semana e feriados, e atender pessoas de todo o país.

Outro ponto interessante é que, além de vender online, o comerciante pode aproveitar as ferramentas digitais para impulsionar o negócio. Se você tem um e-commerce de autopeças pode, por exemplo, colocar links diretos para o whatsapp e/ou um chat virtual; assim o cliente se sente a vontade para tirar dúvidas.

Outra grande vantagem é a possibilidade de ampliar a diversidade do estoque. As peças podem ter diversos pesos e tamanhos, uma vez que não precisam estar organizadas dentro de uma loja física.

Estar atento às novidades, usar a criatividade e apostar nesses recursos é uma forma muito boa de diferenciar-se no mercado. As próprias concessionárias já investem em tours virtuais e teste drive

em casa. A tendência em 2022 é o surgimento de plataformas e apps que reduzam a necessidade física do cliente mesmo no momento da compra do automóvel.

Auxílio de especialistas

O setor de autopeças possui muitas particularidades, especialmente no que diz respeito às finanças e tributação. Migrar as vendas para um e-commerce pode parecer desafiador em um primeiro momento. 

A Brasct é um escritório de contabilidade que possui a experiência de 49 anos em contabilidade, além de ser especialista em autopeças e e-commerces. Possuímos as ferramentas certas para ajudá-lo nessa transição para o mercado online.  

Sabemos que gerenciar uma loja autopeças demanda muitas responsabilidades e a gestão contábil não precisa ser mais um fator para você. Com a nossa ajuda é possível aumentar muito a rentabilidade do seu negócio. 

Além disso, a Brasct é uma empresa completa, com muitos serviços de assessoria. Além de cuidar de toda a contabilidade, realizamos consultoria tributária; apuramos os impostos relacionados à todas as movimentações da empresa; fazemos parametrização de sistemas; controles paracontábeis e Departamento Pessoal.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.


3 tendências em alta para o mercado online de autopeças


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