
Perfumaria, como inovar?
O mercado de cosméticos Enfim, no ano de 2019 o mercado de beleza, estética e perfumaria retomou seu crescimento, algo que há dois anos antes
Esse tipo de produto também se torna uma inovação para o seu mercado, uma vez que você consegue atrair também clientes que defendem essa causa.
O atendimento é um dos fatores decisivos para a fidelização do seu cliente, mas qual o melhor modelo de atendimento para uma loja de cosméticos? Afinal temos diversos modelos de atendimento, assim como também temos diversos tipos de clientes, então como adequar?
Mais uma vez precisamos voltar na importância do seu público alvo, um comércio e distribuidor de cosméticos que tem foco em pequenos revendedores e salões, esse público é um pouco mais exigente, não gostam de vendedores em cima a todo instante e muitas vezes dão preferência pelo serviço de autoatendimento (self-service).
Comércio especializado em profissionais qualificados pode focar mais em um atendimento mais personalizado, onde o vendedor ou representante não precisam ficar constantemente oferecendo ajuda, mas, precisam ficar próximos e atentos quando perceber um sinal de dúvida nos clientes, e não diferente dos demais públicos profissionais gostam de ser paparicado, então oferecer um café, uma água e uma apresentação mais ampla sobre os produtos ou serviços oferecidos.
Atendimento Prime é aquele atendimento quase exclusivo, não muito utilizado no comércio de cosméticos por limitar muito o público e ter um impacto muito grande nas vendas podendo ser positivo ou negativo.
Geralmente são realizados workshops para apresentar novidades para o mercado, tendências, novos produtos entre diversas outras possibilidades, é um tipo de atendimento muito válido para quem busca fidelizar clientes que possuem uma demanda de compras frequente, por exemplo, salões de beleza, de estética e revendedores menores.
Em algum momento você já deve ter passado em frente alguma loja que viu aquela vitrine cheia de coisas, bagunçada com diversos produtos, placas, preços, que ao olhar chega a dar vertigem, esse é o modelo ideal de como não montar uma vitrine para loja de cosméticos.
Inovar precisa ser de dentro para fora, uma vez que você definiu os produtos que deseja vender em maior escala, tipo de atendimento o próximo passo é focar na vitrine.
Ter uma vitrine limpa com produtos em exposição não é um problema e nem 100% das soluções, você precisa encontrar um equilíbrio de acordo com o que você busca.
Lembre-se sempre de fazer com que a parte externa da sua loja seja atrativa, e que a parte interna seja convincente, mantenha sempre informações claras e precisas, produtos bem identificados, preços sempre visíveis e evite desordem, se os produtos ficam bagunçados o seu cliente logo entenderá que a sua empresa também é bagunçada e isso pode afastá-los.
Lembre-se sempre não adianta tentar inovar se não souber o que você quer para o seu negócio é necessário que você saiba aonde quer chegar, qual seu público e busque realizar uma pesquisa de mercado ou informações de alguma empresa que já tenha feito.
A Abihpec constantemente pública pesquisas e análises do mercado e recentemente desenvolveram um tipo de tabela periódica de tendências de consumo bem interessante que você pode baixar no site http://www.portalitehpec.org.br ou se preferir basta se cadastrar abaixo para fazer o download do arquivo.