A princípio, uma loja de autopeças pode parecer um tipo de estabelecimento que demanda muito investimento financeiro, afinal, é preciso ter um bom estoque de peças para começar o empreendimento.
Entretanto, existem algumas dicas valiosas para economizar ao máximo, sem perder a qualidade. O fator essencial para tornar isso possível é o planejamento! A seguir, vamos mostrar como economizar na abertura de uma autopeças, mesmo tendo pouco dinheiro.
Esteja seguro de que as condições são as mais favoráveis possíveis
É normal pensar: Será que abrir autopeças é lucrativo? Essa resposta vai depender das suas decisões. Antes de começar atente-se para todos os detalhes.
Primeiro, avalie e pesquise a localização. O ponto que você escolheu para abrir o negócio é movimentado? É de fácil acesso? Tem boa visibilidade? Como é o estacionamento?
Antes de abrir a loja observe a concorrência na região. Quais são as autopeças mais próximas? Essas lojas têm uma grande variedade de marcas e peças? O preço é baixo? Dependendo das respostas a essas e outras perguntas é possível identificar se as lojas de autopeças próximas representam um problema ou se o seu negócio irá se destacar e atrair mais clientes.
Em alguns casos, apesar de ousado, pode ser inteligente procurar uma vizinhança com outras autopeças. As pessoas costumam procurar esses lugares pois sabem que têm muita oferta. Se o seu negócio estiver em uma via movimentada, os clientes verão a sua loja. Por outro lado, se a concorrência local tem muita variedade e um preço mais baixo, então o seu negócio estará em desvantagem.
A opção mais segura para quem está começando e tem pouco dinheiro para investir é encontrar um lugar que ainda não tenha uma autopeças na vizinhança, mas que tenha um bom fluxo de pessoas. Dessa forma, a sua autopeças pode se estabelecer como a opção mais prática para o público da região.
Preferencialmente, procure lugares próximos a oficinas mecânicas automotivas ou agências de veículos. É muito mais fácil de atrair clientes, pois a sua autopeças estará na hora e lugar certos, justamente no momento em que o cliente está precisando.
Escolha o tipo de peças que a sua loja vai vender
Existe uma ampla variedade de peças automotivas, desde peças elétricas, peças de suspensão, peças de direção, peças de motor, peças eletrônicas, peças de acabamentos, peças do sistema de ignição, peças do sistema de arrefecimento, acessórios, escapamento, bateria, vidros e muitas outras.
Se você pretende abrir uma loja de autopeças com pouco dinheiro, então precisará focar em alguns grupos. Existem peças automotivas que têm mais procura e rotatividade, como aquelas que são trocadas em revisões.
Utilize as mídias sociais como canal de marketing
Investimentos em publicidade têm um grande potencial de retorno para uma empresa. Mas certamente, para quem está começando com pouco dinheiro, opções onerosas, como um comercial na TV local, por exemplo, são claramente inviáveis.
Nesse caso, as mídias sociais, como o Instagram e o Facebook, são um caminho de entrada para o marketing que demanda pouco investimento inicial.
Aplicando uma verba pequena, por exemplo, é possível gerar anúncios que atingem apenas as pessoas próximas a sua autopeças. Você ainda pode filtrar o público-alvo por idade, gênero, interesse em automóveis, entre outras variáveis.
Procure auxílio para não pagar tributos a mais ou cometer erros
Mesmo uma loja pequena precisa se preocupar com diversos documentos, inscrições e licenças.
Uma das primeiras decisões ao abrir uma empresa é a escolha do regime tributário, optando pelas alternativas: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Muitas pessoas acreditam que o Simples Nacional é sempre o melhor, mas não é verdade, a carga tributária correta depende muito da realidade de cada negócio, além da atividade exercida.
Pode parecer desnecessário ou oneroso procurar os profissionais certos para te ajudar. Algumas pessoas pensam, erroneamente, que podem fazer os processos contábeis por conta própria ou contratar a primeira contabilidade que aparecer. Além de correr o risco de prejudicar o seu negócio legalmente, fazer a contabilidade sem o devido cuidado pode fazê-lo perder muito dinheiro.
Escolher um bom escritório de contabilidade evita dores de cabeças e ainda garante redução da carga tributária e uma margem maior de lucro, sem afrontar ou desobedecer as legislações vigentes.
A parceria de um escritório de contabilidade de confiança é essencial mesmo na abertura da empresa, pois e escolha do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e do regime de tributação também são importantes para economizar desde o princípio.
Tributação monofásica: regime diferenciado para autopeças
No caso de uma autopeças, o auxílio contábil é ainda mais importante pois pode ser aplicada a tributação monofásica. Esse regime diferenciado recolhe o PIS e o COFINS apenas sobre as fases iniciais do processo produtivo de determinados produtos. No caso das autopeças, o imposto é aplicado apenas sobre indústrias e importadores, ficando a fase de comercialização isenta desses impostos.
Em outras palavras, revendedores, atacadistas e varejistas ficam isentos de recolher impostos do PIS e COFINS dos produtos monofásicos, pois os tributos já foram todos recolhidos na fase inicial da cadeia de produção.
Devido à complexidade e detalhe desse regime, o mais aconselhado é procurar um escritório de contabilidade especializado, assim a sua autopeças não vai pagar mais impostos do que deveria.
Procure uma boa parceria!
Lembra daquela dúvida da qual falamos: “Uma loja de autopeças dá lucro?” Bom, como explicamos acima, contar com um bom escritório de contabilidade pode ser importante para que a resposta a esse questionamento seja positiva.
A escolha de um bom escritório de contabilidade garante economia não só na abertura da empresa, mas durante todo o seu funcionamento. A BRACST, além de referência em todos os pontos levantados aqui, também pode auxiliá-lo em processos de recuperação tributária e consultoria empresarial. Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo a abrir sua autopeças com tranquilidade e confiança.