Se você trabalha com loja de autopeças com certeza já ouviu falar de curva ABC, seja no momento de uma compra ou quando algum outro comerciante quer comprar de você.

É muito comum que bons compradores solicitem a curva ABC dos distribuidores ou indústrias quando está negociando uma nova linha de produtos, é neste momento que a curva ABC se torna aliada do comprador para tomadas de decisão.

Se você é o comprador e deseja saber como avaliar a necessidade de compra para determinados itens ou a rentabilidade da sua linha, dominar a curva abc com certeza ira agregar muito neste momento, e se você é o proprietário ou diretor de compras, saber lidar com essa técnica já se torna até mesmo uma obrigação, afinal, você mais que ninguém precisa saber avaliar os seus produtos e saber se é momento de repor determinados itens ou torná-los obsoletos para o seu negócio.

O que é a curva ABC?

A curva ABC é uma técnica de desenvolvida para avaliar a rentabilidade sobre determinados itens, serviços e até mesmos clientes.

Engana-se quem se limita às vendas, a curva ABC também auxilia na análise de resultados da equipe, por ser uma técnica muito flexível podemos utilizá-la em diversas áreas basta alterar os dados que você deseja analisar.

Curva ABC é o mesmo que estoque médio?

Não, o estoque médio também é uma técnica para análise e identificação do ponto de equilíbrio focado na gestão de estoque para que você saiba qual momento de comprar mais produtos ou executar alguma ação para vender o que está encalhado, já abordamos esse tema no artigo “O que é estoque médio e como calcular.

Já a curva ABC como mencionamos acima é destinada para identificar a rentabilidade de um produto ou serviço, nem sempre o produto mais vendido é no produto mais rentável, e é isso que conseguimos mensurar com a curva ABC.

O que preciso para calcular a curva ABC?

Primeiramente você precisa ter um histórico de vendas para o caso mensurar produtos ou serviços.

Depois de uma planilha em Excel ou Google planilha, vale ressaltar que alguns sistemas já geram esse tipo de relatório com dashboards muito bons em alguns casos, mas, se você não tem esse tipo de sistema é totalmente possível utilizar a planilha.

Como calcular a curva ABC na minha autopeça?

Agora vamos aos cálculos, como sugestão vamos simular uma loja que deseja entender a curva ABC entre 10 produtos, serão considerados curva A aqueles produtos que juntos totalizam 80% das vendas, curva B todos que totalizam 15% das vendas e C o restante que totalizam 5%, completando assim 100% de produtos.

Em valores vamos utilizar um faturamento de 10.000,00, e dividir nas mesmas proporções dos produtos ok.

Como podemos observar na imagem acima, se quisermos a curva ABC sobre os produtos x itens de venda, podemos notar que, os itens 1,3,5 e 9 totalizam 81,10% sobre as vendas ou seja, são considerados os itens de curva A, com melhor desenvolvimento em quantidade de itens, os itens 6,7 e 8 representam a curva B e os itens 2, 4 e 10 curva C.

Porém, como já observado acima, nem sempre o item mais vendido é o que possui melhor desempenho financeiro, observe que, na coluna %Faturamento as cores mudam totalmente e os itens com melhor representação financeira passam a ser, Curva A, produtos 1, 5, 7, 8 e 9, veja que ao comparar os itens da primeira coluna os únicos itens que se repetem são 1,5 e 9 ou seja, esses ainda são rentáveis tanto em quantidade quanto em valor agregado.

Já na Curva B ficam os itens 2, 3 e 6, neste caso o único repetido é o item 6 que se mantém rentável, não tanto quanto a curva A, mas ainda assim é um item bom de se trabalhar e por final a Curva C com os itens 4 e 10.

Neste último caso podemos observar que o item 10 não é rentável em nenhum aspecto, aí vale repensar sobre a viabilidade de manter esse item em estoque ou não.

Caso haja estoque elevado vale a pena analisar a margem de lucro sobre esse item, pode ser que ele esteja com uma margem elevada ou também pode haver uma rejeição dos clientes pelo produto devido à qualidade, marca ou por realmente ser um item de baixo giro.

Em alguns casos é importante avaliar muito bem pois, por menos viável que seja ter estoque pode ser necessário manter 1 ou 2 peças.



Como é feito a conta para obter a curva abc?

A conta é bem simples, primeiros precisamos dos totais, depois vamos definir as porcentagens que representará as curvas, por padrão utilizamos 80%, 15% e 5% e por final precisamos das quantidades de itens vendidos e valores.

No exemplo que utilizamos fizemos da seguinte forma:

Total itens analisados: 10

Total de peças vendidas: 28.272 (peças)

Total faturamento: R$ 10.000,00

Depois precisamos descobrir qual a porcentagem que cada item representa tanto na quantidade vendida quanto em valor.

Então vamos utilizar o item 1 para exemplificar.

Item 1

Quantidade Vendida: 5.000

Total R$: R$ 1.500,00

Para eu descobrir o “%” deste item sobre o valor total ficaria [Quantidade item / Total peças] ou seja 5.000 / 28.272 que seria igual a: 17,69% do total de peças vendidas.

E para descobrir a porcentagem do % sobre o valor de vendas seguimos a mesma regra [Valor total item / Faturamento total] ou R$ 1.500,00 / R$ 10.000,00 que é igual a 15% do faturamento total.

Viu como é simples, depois só fazer o mesmo com todos os demais itens e por fim, somar os itens com maior porcentagem até que encontre o valor de 80% para curva A, 15% para Curva B e 5% para curva C.

Feito isso você conseguirá identificar todos os itens com sucesso e aí definir as suas estratégias para aumentar as vendas da sua loja de autopeças ou qualquer que seja o seu segmento, afinal o cálculo é o mesmo para todos.

Leia também o nosso artigo onde ensinamos sobre ponto de equilíbrio, utilizando essas duas técnicas juntas você com certeza estará melhor preparado para alcançar bons resultados nas vendas da sua loja de autopeça.

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