O capital humano é um dos recursos mais valiosos que uma empresa pode ter dentro de sua organização e através das pessoas que as empresas alcançam seus objetivos.
Logo os incentivos ajudam a alavancar ainda mais produtividade e motivam os vendedores a chegar ao objetivo impostos por ele mesmo ou pela autopeças.
E é sobre isso que falaremos neste artigo, sobre como definir comissões para vendedores de autopeças?
A prática da comissão é adotada por diversas autopeças e empresas, isso porque ajuda a impulsionar ainda mais as vendas e motivar os vendedores.
Se você deseja saber mais sobre como definir comissões, continue comigo.
Vamos lá
Porque devo implantar o comissionamento para os vendedores da minha autopeças?
Bom, já citamos alguns benefícios acima, como, por exemplo: motivar os vendedores a alcançar as metas e objetivos requeridos pela autopeças, mas não é só isso.
Além de ser uma das maneiras mais eficazes de alcançar melhores resultados, os vendedores se sentem seguros e mais comprometidos.
Quando falamos em comissões é importante que a empresa e a equipe tenha uma comunicação transparente e sem ruídos, só assim é possível alinhar uma estratégia onde todos ficam satisfeitos com o valor ou porcentagem acordada.
Também é importante que a própria loja de autopeças tenha conhecimentos sobre as comissões e metas, para não implantar metas inatingíveis e acabar deixando todo seu time desmotivado e insatisfeito.
Vendedores felizes e motivados produzem muito mais, isso já é comprovado, então é importante estar atento e traçar metas estratégicas.
O que é comissão?
A comissão se refere ao incentivo ou porcentagem do valor das vendas efetuadas.
A comissão de vendas é parte fundamental da estratégia, a fim, de melhorar a performance da autopeças.
Geralmente, é o percentual sobre as vendas que o vendedor realiza.
Bem simples de entender, não é mesmo?
O que preciso levar em consideração para estabelecer um processo de comissão para minha autopeças?
Para implantar um processo de comissões na sua autopeças, alguns aspectos devem ser levados em consideração, como, por exemplo:
- As metas da autopeças;
- As regras de vendas e comissões;
- Sazonalidade;
- Período entre as vendas e o pagamento dos vendedores;
- Entre outros aspectos.
Também é importante levar em consideração que, para as comissões ajudar a alavancar sua loja de autopeças, primeiro você deve ter muito claro quais são os objetivos que sua loja de autopeças pretende alcançar.
Como criar um plano de comissionamento efetivo para minha loja de autopeças?
Neste tópico te daremos um panorama do que você irá precisar para criar um plano de comissão efetivo para sua loja.
Como cada loja de autopeças é única, logo, acaba se tornando interessante uma análise mais detalhada, para verificar os objetivos, faturamento, performance da sua equipe, só então você conseguirá decidir qual opção é mais relevante para sua autopeças.
Os passos para você conseguir definir uma estratégia e elaborar um plano de comissão que satisfaça os profissionais da sua empresa e te dê um bom retorno.
Tenha uma base de pagamento;
Tenha um equilíbrio entre os incentivos e os salários dos vendedores;
Seja transparente quando se trata de comissões;
Tenha um monitoramento contínuo;
Utilize outros tipos de incentivos para motivar seus vendedores, como, por exemplo: premiações, viagens, brindes, entre outros.
Tipos de comissões
Existem diversos tipos de comissões e maneiras de implantá-las para recompensar e motivar os vendedores da sua autopeças e é sobre elas que falaremos neste tópico.
Comissões por vendas
Nesta modalidade de comissão o vendedor recebe uma porcentagem sobre cada venda realizada na autopeças. Essa modalidade é uma das mais simples e mais utilizadas em diversos segmentos.
Pode ser paga no mesmo dia ou junta com o salário no final de cada mês.
Comissão mais salário fixo
Também é um modelo muito utilizado, onde a comissão tem um valor máximo, podendo ser um valor fixo ou variável.
Quando se trata de uma comissão fixa, é determinado uma porcentagem pré-estabelecida sobre o valor da venda.
Já a comissão variável pode ser mais interessante quando se trata de motivação, porque o vendedor se sente incentivado a alcançar as metas estabelecidas.
Comissão
No caso da comissão pura o vendedor ganha proporcional ao que vende, neste caso, o vendedor tem direito a um salário mínimo, caso não consiga vender durante o mês.
Neste modelo o vendedor é motivado a efetuar mais vendas, já que quanto mais vender mais irá ganhar.
Comissão por faturamento
O calculo nesta comissão é feito com base no que a loja de autopeças faturou no mês anterior.
Existem diversos tipos de comissão, por isso, é interessante que a autopeças análise quais delas se adequa ao perfil da autopeças e de seus vendedores.
De qualquer modo não podemos negar que comissões são ótimas alternativas para motivar e incentivar os vendedores.
Como implantar um plano de comissionamento eficiente?
Já conhecemos alguns dos tipos de comissões que podem ser utilizadas na sua loja de autopeças, agora chegou o momento de entender como criar um plano de comissão eficiente.
- Converse com sua equipe para entender o que eles esperam quando se trata de comissão e o que a sua autopeças pode oferecer. É importante que haja transparência em todo o processo.
- Faça uma análise do processo de vendas da sua autopeças, é importante entender quais são as principais dificuldades e obstáculos que sua equipe e sua autopeças têm.
- É interessante que seja definido critérios, como, por exemplo: datas de pagamentos, porcentagens, política de comissionamento, metas, objetivos que devem ser alcançados, entre outros.
- Invista em tecnologias, essa pode ser uma opção que poderá te ajudar a calcular as comissões da equipe de vendas da sua autopeças.–
Comissão deve entrar em folha de pagamento?
Se você optar por realizar o pagamento de comissões seja contratando funcionário comissionista puro ou misto é importante que os valores pagos também sejam declarados em folha de pagamento.
Existem diversas empresas que realizam o pagamento das comissões em espécie para o colaborador porém, não realizam a declaração omitindo assim os valores pagos.
Essa prática pode acarretar em diversos problemas para a empresa, principalmente em âmbito trabalhista, que, se comprovado o pagamento de valores sem a devida declaração em folha o empresário terá que pagar todos os direitos trabalhistas como proporcional de férias, décimo terceiro, inss e irpf se couber.
Por isso, caso você realmente decida pelo pagamento de comissões é muito importante ter uma assessoria contábil especializada para te ajudar nesse processo e garantir que você tenha total segurança no seu negócio.
Como aumentar a motivação dos vendedores da minha loja de autopeças?
Além das comissões existem outras alternativas que podem aumentar a motivação dos seus colaboradores e ajudar no desempenho durante as vendas.
Quer conhecer algumas alternativas? Então vem comigo!
Seja um líder motivador;
Invista na qualidade da estrutura da sua loja de autopeças;
Aposte em planos de carreira para a sua equipe;
Relações interpessoais são fundamentais;
Comunicação transparente sempre.
Conclusão
Neste artigo tivemos um panorama sobre comissões e incentivos, como motivar os vendedores da sua autopeças, e como uma comunicação transparente pode ser eficiente para o bom desempenho da equipe de vendas.
Conseguimos entender que a comissão é parte fundamental para motivar a equipe de vendas, porém, é interessante agregar ainda mais fazendo uso de diversos métodos que poderão fazer sua equipe chegar ainda mais rápido aos objetivos estabelecidos pela gestão da autopeças.
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