O mundo vive hoje um grave cenário sem precedentes devido à pandemia do novo coronavírus. Além das inúmeras vítimas e do colapso do sistema de saúde de vários países, a situação gera, também, impacto direto na economia global.
De acordo com o último relatório do SEBRAE, publicado no dia 3 de abril, os pequenos negócios têm sido os mais afetados, uma vez que os empresários declararam queda de 64% do faturamento.
Nesse cenário, é extremamente necessário elaborar um plano de ação eficiente para manter sua empresa durante a pandemia. Mas como fazê-lo?
Neste post, vamos dar algumas dicas. Confira!
1. Seja sincero com seus clientes
Seja transparente a respeito da situação da sua empresa. Os clientes tendem a simpatizar com marcas que enfrentam uma crise de forma clara e honesta. Informe os cuidados que sua empresa está tomando para reduzir os riscos e atitudes que está tomando para ajudar a comunidade, caso esteja fazendo algo.
Lembre-se de que seus consumidores também consomem outros diversos serviços, então repense a necessidade de enviar e-mails ou outra forma de contato para falar sobre a pandemia.
Entre em contato direto apenas se você tiver um motivo comercial essencial para fazê-lo. Como cancelamentos de eventos da empresa, informações sobre como comprar online ou como acessar os serviços remotamente.
Tenha uma resposta padrão, como, por exemplo: “Nosso posicionamento à pandemia de Covid-19” e deixe-a em um lugar visível e de fácil acesso no seu site.
2. Gerencie riscos contratuais
• Crie promoções, principalmente de produtos que podem não durar de três a seis meses no estoque;
• Na hora de criar promoções, coloque como exigência o pagamento por boleto, transferência, cartão de débito ou à vista no cartão de crédito;
• Reduza os pedidos de reposição de estoque, principalmente dos produtos que você acredita que estarão com baixa demanda durante a pandemia;
• Entre em contato com clientes inadimplentes e tente negociar o pagamento, mesmo que não seja da forma mais satisfatória para você. É importante manter o fluxo do caixa.
• Revise seus contratos de vendas para determinar sob quais circunstâncias os clientes podem cancelar pedidos. Se necessário, atualize esses contratos para limitar a capacidade dos clientes de cancelar pedidos.
3. Migre a maior parte da sua operação para o digital
Aumente sua presença digital. Aumente a capacidade de transações online e interações digitais. Inove maneiras de fornecer seu produto ou parte dele online. Se você tem um curso de idiomas, ofereça aulas online. Se tem uma academia, grave vídeos que seus alunos possam reproduzir em casa, etc.
No entanto, mesmo investindo em uma estratégia digital, lembre-se que algumas pessoas sempre vão preferir ouvir uma voz humana empática, especialmente agora. Logo, tenha funcionários de home office preparados para isso.
4. Adaptação/redução do quadro de funcionários
E agora chegamos ao tópico que todos evitam. Quanto tempo você pode manter sua equipe? É uma pergunta dura, mas estar no comando de uma empresa significa enfrentar coisas complicadas.
Se você não tem receita e não tem perspectiva de receita, precisa ser realista. Não importa o quanto você ame sua equipe.
Você pode começar vendo se seus funcionários concordam em trabalhar menos dias por semana e, assim, reajustarem seus salários para que todos mantenham seu emprego. Também é possível suspender o contrato de trabalho por até 60 dias.
Depois, infelizmente, precisará fazer cortes, caso o resultado ainda não se mantenha como o esperado. Mas não esqueça: se informe sempre com órgãos oficiais e com profissionais antes de tomar qualquer decisão desse tipo. Caso o contrário, você pode tentar resolver uma situação e entrar em um grande problema trabalhista.
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