5 segredos da contabilidade que todo gestor deveria saber

5 segredos da contabilidade que todo gestor deveria saber

Um bom empreendedor precisa estar ciente da importância dos registros contábeis. Esses registros são muito importantes para que a empresa esteja em dia com a lei e é através deles que o empresário poderá ter acesso a várias informações, como custos, giro de capital, giro do estoque e carga tributária. Por meio dessas informações o empreendedor verifica a saúde financeira da empresa e faz o planejamento estratégico do negócio.

Por esse motivo, pensando em como ajudar os empreendedores na tomada de decisões, a BRASCT preparou algumas dicas de contabilidade, incluindo conceitos que todo gestor deve saber.

Demonstração de Fluxo de Caixa

A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um relatório contábil com o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Todos os gastos, mesmo os que parecem insignificantes, precisam ser registrados no Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa fornece um panorama da situação real da empresa. Muitas vezes, o empreendedor inexperiente fica atento somente à entrada de dinheiro e não percebe gastos desnecessários que podem estar minando o lucro do empreendimento.

Além disso, a DFC ajuda a entender o comportamento da empresa e qual é a sua capacidade de gerar caixa em um determinado período de tempo. A DFC inclui, além do fluxo de caixa, a demonstração de contas bancárias e aplicações de liquidez imediata. 

É importante ressaltar que essa declaração é obrigatória para diversos tipos de empresas e deve ser apresentada pelo menos uma vez por ano, em conjunto com outros relatórios contábeis do balanço da empresa.

Capital de Giro

Ao abrir o CNPJ e iniciar as atividades a empresa recebe dois tipos de investimento. O primeiro é o que chamamos de investimento fixo e é utilizado para adquirir móveis, prédios, veículos, máquinas e outros itens do ativo imobilizado. Além desse, existe parte do investimento que chamamos de Capital de Giro e sobre o qual vamos falar.

Para que a empresa permaneça funcionando é necessário que todos os meses ela possua um valor de investimento que equivale ao custo de suas funções. Essa reserva de recursos chamada Capital de Giro é utilizada para suprir as necessidades financeiras da empresa, ou seja, para fazer a empresa “girar”.

Entender o Capital de Giro é importante para compreender quanto do faturamento será necessário todos os meses para manter a empresa funcionando. As datas de entrada e saída de dinheiro também afetam esse valor. Por exemplo, se for tomada uma decisão de compra de material em excesso ou se for concedido mais tempo para os clientes nas vendas à prazo, a empresa precisará de uma quantidade maior de dinheiro disponível para suprir suas necessidades naquele momento. 

Conciliação Financeira

A Conciliação Financeira, apesar de negligenciada por muitos pequenos empreendedores, é fundamental para o controle financeiro da empresa, além de evidenciar fraudes ou desvios de dinheiro.

Em suma, a Conciliação Financeira consiste na conferência dos dados financeiros, ou seja, trata-se de confrontar as informações de entrada e saída de dinheiro com os valores que entram e saem das contas bancárias. O objetivo é garantir que todas as transações foram efetuadas corretamente e identificar eventuais inconsistências.

Além de trazer mais segurança financeira e evitar sustos no futuro, a Conciliação Financeira otimiza o trabalho da tesouraria e permite que novos investimentos sejam feitos com confiança.

Armazenamento de documentos contábeis

O armazenamento correto dos documentos pode evitar muita dor de cabeça para o empreendedor. Os danos de não ter os documentos em ordem vão muito além da dificuldade em encontrar informações e podem implicar em autuações fiscais, cobranças pagas indevidamente e sérios prejuízos. 

Todos os recibos, notas fiscais e outros documentos relativo às transações financeiras precisam ser arquivados. Isso inclui até mesmo aqueles que parecem insignificantes à primeira vista. O escritório de contabilidade de sua confiança é seu grande aliado, pois poderá auxiliá-lo nesse processo, ajudando-o a identificar como e por quanto tempo guardar seus documentos.

Redução de Impostos

A contabilidade é um aspecto fundamental de todo empreendimento. A maioria dos empreendedores sabe que ter o devido auxílio contábil é necessário para cumprir as obrigações junto ao Governo e evitar autuações fiscais, multas e atrasos. 

Contudo, existe uma outra importante razão para se escolher bem o escritório de contabilidade que ficará responsável pela sua empresa. Um escritório de contabilidade eficiente e atualizado poderá identificar as necessidades de seu empreendimento e indicar o melhor regime de tributação em função do momento vivido pela empresa. Esse cuidado pode significar redução na carga tributária, o que consiste muitas vezes em uma economia expressiva.

A BRASCT sabe a importância da contabilidade para uma boa gestão. O auxílio de um escritório de contabilidade pode significar muito mais tranquilidade e segurança para o empreendedor que deseja crescer e ver o seu negócio prosperar.