Hoje muitos empresários buscam uma excelência no atendimento do seu estabelecimento para que possam fazer a retenção de clientes e de forma indireta realizar o marketing boca-a-boca o que faz com que o seu investimento com marketing seja inferior quando comparado com uma empresa com atendimento de uma qualidade não tão alta.
Neste artigo vamos falar sobre a importância de treinar a sua equipe e o impacto positivo que isso pode oferecer para as empresas de alimentação sejam eles restaurantes, lanchonetes ou bares noturnos.
O que fazer ao abrir um restaurante?
Quando uma empresa inicia suas atividades uma das principais coisas que tem que ser realizado é o reconhecimento da sua marca.
Esse reconhecimento acontece de diversas formas seja visual (impressos, revistas, outdoors), seja audiovisual (vídeos youtube, Instagram, televisão) ou auditiva (rádio), assim que essa empresa consegue impactar o seu público alvo chega o momento de fazer a retenção desse público, e aí a grande pergunta: Como fazer a retenção do seu público alvo?
Existem algumas técnicas para retenção do público alvo, umas mais eficientes outras um pouco menos, mas a melhor técnica e infalível é o atendimento que a pessoa irá receber ao ir até o estabelecimento.
Imagine que você é convidado para ir em uma lanchonete (pode ser barzinho ou restaurantes também), geralmente as pessoas irão olhar as avaliações deste estabelecimento nas mídias digitais, quantas estrelas esse estabelecimento ganhou no Facebook por exemplo ou no Google meu negócio.
exemplo: pesquisa Google meu negócio sobre o restaurante Outback Shopping Jd Sul
Quando as pessoas fazem esse tipo de pesquisas elas buscam encontrar uma boa avaliação, e desta forma criam expectativas sobre o local, perguntam aos amigos e parentes se já foram e caso sim e se retornaria ao estabelecimento, esse tipo de feedback tem um peso muito grande na tomada de decisão sobre o local.
Agora, imagine o seu estabelecimento ficar conhecido como um lugar com mal atendimento, onde os colaboradores não possuem um padrão de atendimento nem oferecem um suporte adequado para que o cliente saia satisfeito do local, tanto com a alimentação quanto com o atendimento tudo deve ser levado em consideração.
Fonte: revistapegn.globo.com
Acima vemos um caso diferenciado onde o empresário optou por “maltratar os seus clientes o que fez com que o empresário conseguisse dobrar o seu faturamento, porém convenhamos que essa estratégia não se aplica em todas as regiões.
Como treinar sua equipe para manter um bom atendimento?
Quando você empresário decide por divulgar o seu estabelecimento como mencionado acima, você também precisa pensar no atendimento que irá oferecer para o seu colaborador desde a recepção desse cliente, atendimento, pós atendimento (hora de pagar) e o pós-vendas ou seja, como impactar esse cliente de todas as formas?
Uma das principais dicas que damos é INVISTA NO TREINAMENTO DA SUA EQUIPE, quando o empresário investe no treinamento da equipe ele nunca deverá pensar apenas no custo que isso trará para a empresa dele, mas pensar nos benefícios que irão causar.
“Não tenha medo de investir em um funcionário e ele sair, tenha medo de investir e ele ficar”
Essa frase mostra que, quando o colaborador é bom ele sempre irá buscar melhorar a sua própria performance, e sim ele vai buscar novos horizontes, novos desafios, crescer profissionalmente, e aquele colaborador que não for tão bom ficar na empresa você terá muito mais “custos” para mantê-lo motivado.
Tipos de treinamento que você pode oferecer para sua equipe
Um dos treinamentos que muitos empresários ignoram é o treinamento sobre o cardápio, é muito importante que o colaborador conheça o que está vendendo e também tenham a experiência de provar para que possam transmitir para o cliente maior segurança sobre o que estão ofertando.
Atendimento diferenciado
Treinar sua equipe para manter um padrão no atendimento é essencial, você já deve ter percebido que restaurantes como Apple Bee’s, Paris 6, Folha de Uva entre outros seguem um padrão no atendimento de todos os colaboradores, desde o momento de recepcionar o cliente até o momento de se despedir, alguns um pouco mais despojados, outros um pouco mais formais, o segredo é você identificar o perfil do seu público alvo e definir o nível de cordialidade que será oferecido para a experiência do seu cliente.
Perfil adequado do colaborador
Não são todos os colaboradores que possuem o mesmo perfil isso é algo que o empresário precisa estar preparado porque dificilmente conseguirá diversos colaboradores com o mesmo perfil.
Então o que pode ser feito é contratar um treinador externo, em alguns casos um Psicólogo especializado em identificação de perfil, outras vezes um comediante para deixar a equipe mais “solta” e outras vezes um palestrante motivacional, para que as pessoas sintam a energia que você gostaria de passar para a equipe.
Terá momentos que você vai perceber que uma determinada pessoa se identifica muito mais com a praça de mesas do que com a ilha do bar, ou até mesmo com o caixa, então você precisa ficar atento a todos esses detalhes para que seja possível colocar cada colaborador onde melhor conseguirá desenvolver o seu perfil.
No livro “Descubra seus pontos fortes dos autores Don Clifton, Tom Rath” eles dizem “Foque no ponto que o seu colaborador tem de mais forte”, quando você foca as energias e treinamentos da empresa no ponto forte de cada colaborador os resultados são expressivamente maiores, ao contrário de quando o empresário fica tentando forçar a melhoria do colaborador em pontos mais fracos.
Consegue compreender a importância de treinar sua equipe? Quando você treina sua equipe você além de conseguir reter o cliente, conseguir boas avaliações e indicações você ainda mantém uma boa rotatividade de clientes no seu estabelecimento.
Não podemos deixar de indicar que para manter o seu estabelecimento preparado não basta apenas treinar a equipe e ter cardápios sempre atualizados, mas é muito importante também que você tenha as documentações e alvarás em dia para evitar qualquer frustração durante o horário de atendimento.
Nós da Brascont somos especialistas em Restaurantes, bares e lanchonetes, atuamos desde a entrega da contabilidade mensal até serviços de parametrização de sistemas, análises tributárias e possibilidades de reduções de folha de pagamento, entre em contato com a nossa equipe caso você também queira melhorar os resultados do seu estabelecimento.