
Qual a importância de treinar a equipe de um restaurante?
Hoje muitos empresários buscam uma excelência no atendimento do seu estabelecimento para que possam fazer a retenção de clientes e de forma indireta realizar o
Quando as pessoas fazem esse tipo de pesquisas elas buscam encontrar uma boa avaliação, e desta forma criam expectativas sobre o local, perguntam aos amigos e parentes se já foram e caso sim e se retornaria ao estabelecimento, esse tipo de feedback tem um peso muito grande na tomada de decisão sobre o local.
Agora, imagine o seu estabelecimento ficar conhecido como um lugar com mal atendimento, onde os colaboradores não possuem um padrão de atendimento nem oferecem um suporte adequado para que o cliente saia satisfeito do local, tanto com a alimentação quanto com o atendimento tudo deve ser levado em consideração.
Fonte: revistapegn.globo.com
Acima vemos um caso diferenciado onde o empresário optou por “maltratar os seus clientes o que fez com que o empresário conseguisse dobrar o seu faturamento, porém convenhamos que essa estratégia não se aplica em todas as regiões.
Quando você empresário decide por divulgar o seu estabelecimento como mencionado acima, você também precisa pensar no atendimento que irá oferecer para o seu colaborador desde a recepção desse cliente, atendimento, pós atendimento (hora de pagar) e o pós-vendas ou seja, como impactar esse cliente de todas as formas?
Uma das principais dicas que damos é INVISTA NO TREINAMENTO DA SUA EQUIPE, quando o empresário investe no treinamento da equipe ele nunca deverá pensar apenas no custo que isso trará para a empresa dele, mas pensar nos benefícios que irão causar.
“Não tenha medo de investir em um funcionário e ele sair, tenha medo de investir e ele ficar”
Essa frase mostra que, quando o colaborador é bom ele sempre irá buscar melhorar a sua própria performance, e sim ele vai buscar novos horizontes, novos desafios, crescer profissionalmente, e aquele colaborador que não for tão bom ficar na empresa você terá muito mais “custos” para mantê-lo motivado.
Um dos treinamentos que muitos empresários ignoram é o treinamento sobre o cardápio, é muito importante que o colaborador conheça o que está vendendo e também tenham a experiência de provar para que possam transmitir para o cliente maior segurança sobre o que estão ofertando.
Treinar sua equipe para manter um padrão no atendimento é essencial, você já deve ter percebido que restaurantes como Apple Bee’s, Paris 6, Folha de Uva entre outros seguem um padrão no atendimento de todos os colaboradores, desde o momento de recepcionar o cliente até o momento de se despedir, alguns um pouco mais despojados, outros um pouco mais formais, o segredo é você identificar o perfil do seu público alvo e definir o nível de cordialidade que será oferecido para a experiência do seu cliente.
Não são todos os colaboradores que possuem o mesmo perfil isso é algo que o empresário precisa estar preparado porque dificilmente conseguirá diversos colaboradores com o mesmo perfil.
Então o que pode ser feito é contratar um treinador externo, em alguns casos um Psicólogo especializado em identificação de perfil, outras vezes um comediante para deixar a equipe mais “solta” e outras vezes um palestrante motivacional, para que as pessoas sintam a energia que você gostaria de passar para a equipe.
Terá momentos que você vai perceber que uma determinada pessoa se identifica muito mais com a praça de mesas do que com a ilha do bar, ou até mesmo com o caixa, então você precisa ficar atento a todos esses detalhes para que seja possível colocar cada colaborador onde melhor conseguirá desenvolver o seu perfil.
No livro “Descubra seus pontos fortes dos autores Don Clifton, Tom Rath” eles dizem “Foque no ponto que o seu colaborador tem de mais forte”, quando você foca as energias e treinamentos da empresa no ponto forte de cada colaborador os resultados são expressivamente maiores, ao contrário de quando o empresário fica tentando forçar a melhoria do colaborador em pontos mais fracos.
Consegue compreender a importância de treinar sua equipe? Quando você treina sua equipe você além de conseguir reter o cliente, conseguir boas avaliações e indicações você ainda mantém uma boa rotatividade de clientes no seu estabelecimento.
Não podemos deixar de indicar que para manter o seu estabelecimento preparado não basta apenas treinar a equipe e ter cardápios sempre atualizados, mas é muito importante também que você tenha as documentações e alvarás em dia para evitar qualquer frustração durante o horário de atendimento.
Nós da Brascont somos especialistas em Restaurantes, bares e lanchonetes, atuamos desde a entrega da contabilidade mensal até serviços de parametrização de sistemas, análises tributárias e possibilidades de reduções de folha de pagamento, entre em contato com a nossa equipe caso você também queira melhorar os resultados do seu estabelecimento.