Nas grandes empresas é comum ter uma área disponível com uma central de atendimento.
E nas médias e pequenas empresas será que compensa? Será que realmente vale a pena investir nesse tipo de atendimento?
Se você como muitos empresários têm essas dúvidas então fique conosco até o final!
Criamos este artigo para falar um pouco mais sobre esse tema que deixam empresários que têm empresas de médio e pequeno porte em dúvida se vale a pena ou não investir em call center para sua autopeças.
Já de início te convido a refletir comigo…
Se chamadas perdidas significam oportunidades que estão sendo perdidas, logo, qual seria a solução para esse problema?
Médias e pequenas autopeças precisam de um call center?
Mostrar-se acessível para seu clientes com certeza será um diferencial positivo para sua autopeças, as pessoas querem respostas imediatas sempre que precisam e quando você deixa de atender seu cliente, automaticamente ele se sente insatisfeito.
Porém, sabemos que empreender no segmento de autopeças demanda tempo, gestão da loja, gestão financeira, equipe, entre outras coisas. Então, neste caso uma central de atendimento é uma solução eficaz tanto para sua autopeças quanto para seus clientes que poderão ter suas questões resolvidas sempre que entrar em contato.
Hoje as centrais de atendimento deixou de ser algo usado só por grandes empresas, existem soluções que se adequam às necessidades das médias e pequenas autopeças.
Se pensarmos que cada colaborador tem seu próprio papel dentro da uma autopeças e dedicam tempo a elas, logo, um call center será a solução! Já que terá operadores trabalhando no atendimento telefônico, assim, os demais colaboradores economizam tempo e ganham em produtividade.
Mas, este não é o único benefício! Quando sua autopeças investe no call center você cria um canal de atendimento eficiente com seus clientes.
Ao apostar em um call center a experiência do cliente com sua autopeças se torna mais eficiente e positiva, aumentando assim o grau de satisfação. Isso poderá ter impactos positivos diretamente na imagem da sua loja de autopeças.
O call center também é um ótimo canal para receber feedback, sugestões e opiniões e isso te ajuda na melhora contínua da sua autopeças, permitindo que sua loja de autopeças cresça.
Quais são os principais serviços de um call center para lojas de autopeças?
É importante deixar claro que para um excelente atendimento os operadores devem ser muito bem treinados e conhecer os produtos que estão disponíveis para as vendas no call center, ou seja, eles devem auxiliar o cliente quando surge um problema e nos casos em que a venda é feita pelo call center é preciso apresentar conhecimento sobre as peças automotivas que sua autopeças oferece.
Além de técnicas de vendas muitas empresas repassam para o teleatendimento algumas negociações com potenciais clientes e por esse motivo o treinamento e habilidades em negociar são requeridas, uma vez que o principal objetivo é vender os produtos e serviços oferecidos pela autopeças.
Um dos principais serviços oferecidos por um call center, são:
Otimização no processo de atendimento ao cliente;
Suporte para os clientes que precisam;
Monitoria de ligações e resultados obtidos pela operação;
Atendimento especializado para o segmento de autopeças.
Call center próprio ou terceirizado para minha autopeças?
Como já vimos contar com um call center para sua autopeças é uma ótima estratégia para alavancar ainda mais as vendas e o negócio, mas chega o momento que você precisa escolher entre o call center próprio ou o terceirizado, você sabe qual é o melhor?
Na realidade não existe um ou outro melhor é preciso analisar cada uma das opções e ver qual delas é a melhor para o perfil da sua autopeças e é por isso que vamos falar um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de cada modalidade tanto a própria quanto a terceirizada, a fim, de te ajudar a escolher uma delas para sua autopeças.
Vantagens do call center próprio para sua autopeças
Treinamentos alinhados com a necessidade e interesses da sua loja de autopeças
Ao optar por um call center próprio, toda a parte de contratação e seleção, treinamentos dos operadores, ficam por conta da sua loja de autopeças, isso significa que você escolhe o perfil dos operadores conforme a necessidade que sua demanda exige, estruturando uma equipe de call center de acordo com as necessidades e interesses do seu negócio.
Além disso, o treinamento também será de acordo com os processos que já existem na sua autopeças, preparando o operador para a realidade já existente, ou seja, conhecer a fundo cada peça automotivas e produtos oferecidos por sua loja.
Cultura Organizacional alinhada
Outra vantagem é captação de operadores condizentes com a cultura já existentes na autopeças, ou seja, os operadores estarão ligados á cultura da sua autopeças.
Quando os colaboradores estão ligados a cultura da autopeças facilita alcançar os melhores resultados, fazendo com que cada atendimento e ligação sejam alinhados aos interesses e valores defendidos por sua gestão.
Atendimento humanizado
Quando o call center é próprio também é possível implantar um atendimento mais humanizado e menos robotizados com falas decoradas, beneficiando assim o cliente que pode interagir melhor e sanar suas questões com mais facilidade.
Isso também poderá passar uma mensagem de solidez e valorização humana, fornecendo ao consumidor da sua autopeças um feedback mais rápido.
Maior controle sobre os processos e qualidade no atendimento
No call center próprio a autopeças consegue acompanhar de perto todos os processos e os índices de qualidade no atendimento, modificando de forma mais rápida, caso haja necessidade.
Desvantagens do call center próprio para sua autopeças
Já que falamos das vantagens que um call center próprio oferece para sua autopeças chegou o momento de conhecer também as desvantagens.
E são elas:
Custos
Devido todo o processo acontecer dentro da autopeça acaba se tornando um tanto quanto oneroso.
Já que a loja de autopeças irá precisar de um investimento, estrutura para alocar a operação, contratação e seleção, treinamentos, supervisores, entre outros.
Vantagens em optar pelo call center terceirizado para minha loja de autopeças
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre as vantagens em optar em um call center terceirizado para a sua autopeças.
O call center terceirizado nada mais é do que uma empresa prestando serviços para a sua autopeças, onde todos os processos são executados pela terceirizada desde a contratação, treinamentos, gestão, supervisão a demissões quando necessários.
Ou seja, você não tem um contato direto com o agente que realizada o atendimento, isso ficará tudo por conta da empresa terceirizada. É importante deixar claro que antes de escolher entre uma opção ou outra é interessante estudar as características e particularidade de cada uma.
Menor investimento
Quando se trata de terceirizar o serviços de call center para sua autopeças uma das maiores vantagens é o baixo investimento, comparado ao call center próprio.
Uma vez que não precisará investir em estrutura preparada para o call center, sistema de gestão, discador automático, computadores e headsets, contratações, treinamentos, entre outros.
Há apenas o valor pago para a empresa que se responsabilizará pelos resultados no atendimento para a sua autopeças. Essa empresa geralmente já conta com essa estrutura toda e com os operadores disponíveis para iniciar os trabalhos.
Recursos e tecnologias
Outra vantagem é poder contar com os recursos e tecnologias, além de uma ótima estrutura, e ter como parte do atendimento ao seu cliente as ferramentas tecnológicas e sistemas para prestação de serviço especializado.
Opção de call center 24h para sua autopeças
Essa é outra vantagem bem interessante, oferecida por empresas que prestam serviços terceirizados de call center o atendimento 24h, ou seja, o cliente ganha com o atendimento 24h.
E você não precisa se preocupar em manter uma equipe fora do horário comercial.
Operadores profissionais
Quando você opta pelo call center terceirizado você também ganha com a expertise de uma empresa que já entende do assunto e uma equipe preparada para a comunicação por telefone.
Caso seja necessário o call center terceirizado consegue expandir o atendimento de maneira mais rápida e sua autopeças poderá contar com profissionais com ótima comunicação entrando em contato com seus clientes e fechando muitas vendas para sua loja de autopeças.
Desvantagem em optar pelo call center terceirizado para sua autopeças
Uma desvantagem do call center terceirizado para autopeças é a falta de capacitação no segmento de peças automotivas, uma vez que os operadores deverão ter total conhecimento sobre as peças e suas aplicações.
Conclusão
É possível concluir que para maior assertividade na escolha entre o call center próprio e o terceirizado é importante estudo e planejamento, já que cada modalidade conta com suas vantagens e desvantagens.
Porém, vimos o quanto o call center em si para uma loja de autopeças pode ser vantajoso e aumentar os lucros e a produtividade.
Mas lembre-se: você pode escolher qualquer uma das opções, mas o que não pode é continuar sem essa ferramenta tão poderosa de comunicação com seus clientes.
Nós da Brasct estamos sempre compartilhando conteúdos ricos em informações para você e outros empreendedores, continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e nas nossas mídias sociais.